POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Pesquisa

IFF certifica única sala limpa dedicada à pesquisa no interior do estado do Rio de Janeiro

por Comunicação Social do Polo de Inovação publicado 20/01/2022 12h30, última modificação 24/01/2022 13h54
A sala foi instalada no Polo de Inovação e apoiará pesquisas em diferentes áreas.
IFF certifica única sala limpa dedicada a pesquisa no interior do estado do Rio de Janeiro

Foto: Adaptada pela Programação Visual

 Instalada no Polo de Inovação, a sala limpa apoiará pesquisas tanto na área de Eletrônica de precisão quanto na de Química. Certificada na classe 10.000, ou seja, admite "pureza" de 10.000 partículas limpas para cada partícula de impureza, é um marco para a pesquisa tecnológica e para o interior, pois hoje é a única sala limpa de instituição pública no interior do estado do Rio de Janeiro.

 De acordo com Rogério Atem, a sala foi inicialmente construída no Campus Campos Centro para a montagem de componentes do nanosatélite que foi desenvolvido pelo Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais (CRSEA), entre 2013 e 2015. Posteriormente, com a mudança do CRSEA para o Polo em 2016, se vislumbrou a possibilidade de ampliar seu uso para a área de Química.

 O diretor de Inovação Tecnológica diz que foi pedida a transferência da sala para um anexo ao laboratório de Química  "Por meio de uma emenda parlamentar obtida em 2019, licitamos a transferência e modernização em 2020, que foi executada em 2021, devido à pandemia", afirma Rogério.


 

 √ Participe da campanha IFF Solidário! Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!