POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Curso de Beneficiamento de Pescado na UPEA

por admin publicado 20/08/2010 15h24, última modificação 15/12/2017 16h15
Os participantes aprenderam técnicas desde a retirada do peixe da água até ele estar pronto para o consumo. O curso, que aconteceu na sexta e no sábado, foi totalmente prático.

De hoje até amanhã, 21 de agosto, a Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) do IF Fluminense realiza o curso de Beneficiamento de Pescado, das 08h às 18h. São 40 participantes entre alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pesca, Aqüicultura e Ambiente, além de pescadores da Lagoa Feia, aquicultores de Varre-Sai e proprietários de restaurantes.

Trata-se de um curso totalmente prático que irá mostrar aos participantes como manipular o peixe, limpar, retirar a carne, processar, temperar e fazer produtos como hambúrguer, quibe, lingüiça, entre outros, ressaltando também as exigências sanitárias para a atividade. Os participantes irão, ainda, preparar os alimentos tanto fritos como assados e, ao final, irão fazer uma degustação.

O curso é ministrado pelo professor Rodrigo Otávio de Macedo Gomes, do Instituto Federal Catarinense, campus Araquari, e faz parte da Política de Formação Humana na Área de Pesca Marinha, Continental, Aquicultura Familiar / Portos e Navegação da SETEC/MEC.