POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

IFF iniciará curso no Centro de Formação de Pescadores

por admin publicado 22/02/2013 19h36, última modificação 15/12/2017 16h15
O curso “Operador de beneficiamento de pescado” é uma iniciativa do Instituto Federal Fluminense, através da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea), em São João da Barra.

O curso “Operador de beneficiamento de pescado”, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) através da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea), começará em março, no Centro de Formação de Pescadores João Pereira, em São João da Barra-RJ.

A atividade faz parte do Programa Certific-Pesca e é direcionada à comunidade pesqueira de São João da Barra, que já foi cadastrada para participar das aulas e será pré-inscrita em breve. As aulas irão acontecer no Centro que foi inaugurado pelas empresas LLX e OSX, em dezembro de 2012.

De acordo com o Diretor da UPEA, Vicente de Paulo, o Centro de Formação de Pescadores, localizado ao lado da Colônia de Pescadores Z-2, tem como objetivos principais incentivar a formação de famílias pescadoras e, também, contribuir com a organização da cadeia produtiva da pesca na região. Além disso, conta com programa de alfabetização.

“Foram investidos cerca de R$ 1 milhão para reforma e aquisição de materiais. O espaço tem quatro salas de aula, área administrativa, cozinha, refeitório, auditório e abriga laboratórios de Informática”, informou Vicente.

A Rede Certific é um programa de certificação de saberes adquiridos ao longo da vida. Através dela, o pescador terá seus conhecimentos avaliados e receberá cursos para a melhoria de sua formação.

Parceria - O Certific-Pesca do IFF tem uma parceria com o Banco do Brasil tendo como foco a cadeia produtiva da pesca artesanal no Norte Fluminense.  Por conta disso, os pescadores que concluírem com sucesso o curso “Operador de beneficiamento de pescado” terão acesso, automaticamente, ao crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), que atualmente está inativo no município.