POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Programa Rota 2030

Polo de Inovação assina seu primeiro projeto Embrapii Rota 2030

por Comunicação Social do Polo de Inovação IFFluminense publicado 28/12/2021 17h00, última modificação 28/12/2021 11h32
Estruturado para apoiar a cadeia de fornecedores do setor automotivo, o programa Rota 2030 fortalece as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) das empresas.
Polo de Inovação assina seu primeiro projeto Embrapii Rota 2030

O Polo de Inovação assinou com a empresa Morumbi Industrial Ltda, no dia 21 de dezembro de 2021, o projeto "Sistema anti-tombamento para operação de descarregamento de resíduos sólidos". A parceria trata do primeiro projeto Embrapii Rota 2030 do Polo de Inovação.

A Morumbi é uma empresa industrial de Campos dos Goytacazes, com mais de 45 anos de mercado, que atua no segmento de implementos rodoviários, unidades móveis e metal mecânica, comercializando seus produtos para todo o Brasil.

Segundo Lidiane Lima Borges Dockhorn de Menezes, sócia-administradora da empresa Morumbi, trata-se de um projeto muito promissor, onde o sucesso será uma vitória imensa para toda a sociedade como um todo. "Acreditamos que será um divisor de águas no segmento e despertará novas tendências no mercado", destaca.

A Embrapii é coordenadora do Programa Prioritário (PP) “P&D para Mobilidade e Logística”, no âmbito da política para o setor automotivo, Rota 2030. Estruturado para apoiar a cadeia de fornecedores do setor, o programa fortalece as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) das empresas com os recursos técnicos e financeiros.

"O projeto é de grande relevância, pois se refere a uma empresa local, inovadora e que comercializa seus produtos para todo o país. Além disso, são produtos com grande valor agregado, que passam por vários estágios de produção e empregam muitos trabalhadores locais", considera o gerente do projeto, Leonardo das Dores Cardoso.

O Rota 2030 recebe aporte de empresas beneficiadas pelo Regime de Autopeças Não Produzidas e que, em contrapartida, recebem isenção fiscal. Esse recurso, por sua vez, fica disponível para os projetos de empresas que queiram inovar no modelo Embrapii.

Everton Alves Miranda, coordenador técnico do projeto, afirma que "o projeto é relevante para a empresa e para sociedade por se configurar como um projeto inovador em seu segmento de negócios". Para o Polo de Inovação de Campos dos Goytacazes, tem ainda uma relevância adicional por ser o primeiro firmado com a Morumbi. A expectativa é a consolidação de uma parceria muito frutífera e com muitas possibilidades futuras.