POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Educação 4.0

Polo de Inovação Campos dos Goytacazes participa de Missão Internacional da Setec/MEC, na Alemanha

por Comunicação Social do Polo de Inovação com Reitoria publicado 31/05/2022 11h49, última modificação 31/05/2022 11h49
Henrique da Hora representou o IFF em benchmarking educacional sobre "educação 4.0", em Comitiva da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Henrique da Hora (segundo da esquerda para a direita) durante missão oficial do MEC, na Alemanha (Fotos: Divulgação/IFF)

O Instituto Federal Fluminense esteve presente na Comitiva da Secretaria de Educação Profissional Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) que realizou uma missão oficial de benchmarking (análise de boas práticas) educacional em Stuttgart, Alemanha.

A visita oficial aconteceu de domingo, 15 de maio, à sexta-feira, 20 de maio. A programação incluiu visitas e atividades na Universidade Steinbeis, indústrias e empresas multinacionais inovadoras.

O objetivo da missão foi promover a capacitação de 22 gestores da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no compartilhamento de práticas educacionais do ensino público alemão, que é conhecido principalmente pelo foco na chamada "Educação 4.0" (termo cunhado por Klaus Schwab, que designa a educação baseada no "aprender fazendo", ou seja, na associação do aprendizado teórico ao universo prático).

Professor do IFF, diretor do Polo Embrapii e presidente da TEC Incubadora, Henrique da Hora afirma que a visita foi intensa e inspiradora. "A Alemanha é uma referência em ensino dual, ou seja, ela atrai a indústria para a formação de profissionais técnicos (...) é muito interessante perceber que a proximidade republicana lícita entre o setor produtivo e as instituições de ensino técnico/superior se dá desde muito cedo na formação, por exemplo, em algumas instituições não há um projeto final de curso que não seja um problema real da indústria. E isso é muito bom para todo mundo, para o aluno - que já se ambienta com o problema da empresa - para a escola - que está resolvendo problemas reais - e para a indústria - que tem uma solução técnica com a garantia de uma instituição de ensino superior. Também vimos muito na área de inovação que o apoio a startups é feito de maneira sistemática por todos os atores do ecossistema, foi um momento muito intenso de aprendizado e agora um momento de trabalho na nossa instituição".

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!