POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Inovação e Sustentabilidade

Polo de Inovação é o primeiro de seu ramo na América Latina a ser representante da IFGICT no Brasil

por Comunicação Social do Polo de Inovação com Reitoria publicado 05/11/2019 21h24, última modificação 06/11/2019 13h29
A IFGICT é uma instituição sem fins lucrativos voltada para atividades de normatização e certificação na área de sustentabilidade para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Polo de Inovação do IFF torna-se representante da IFGICT no Brasil, primeiro ramo da Federação na América Latina.

Parceria entre o Polo e a IFGICT será oficializada, no próximo ano, durante visita do presidente da instituição ao Brasil.

O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG), do Instituto Federal Fluminense, celebrou entendimento para início de um trabalho conjunto com a International Federation of Global & Green Information Communication Technology  (IFGICT), no dia 26 de outubro. Com a parceria, que será oficializada durante visita ao Brasil do presidente da entidade, Dr. Kayyali Mohamed, no próximo ano, o Polo de Inovação é o primeiro da América Latina, em seu ramo de atuação, a representar a organização no país.

A IFGICT é uma instituição sem fins lucrativos voltada para atividades de normatização e certificação na área de sustentabilidade para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), definindo padrões como o Green ICT Standard, e oferecendo certificações profissionais como o Green IT Professional e o Strategic IT Professional. Este trabalho está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e busca uma ação global com foco nas TICs, visando tornar a adoção destas tecnologias mais sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e social.  Em março de 2020, a IFGICT realiza a Conferência de Cúpula sobre TIC em Madri, na Espanha, onde são esperadas mais de 400 pessoas de mais de 20 países de todo o mundo, representando governos, academia e empresas.

A competência do Polo de Inovação na área de inovação para sustentabilidade ganhou destaque internacional em 2019 ao ser reconhecida pelo Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc/Unesco), em junho, e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal/ONU) em outubro. Assim, a IFGICT identificou o PICG como o parceiro ideal para trazer os padrões Green ICT para a América Latina.

De acordo com o diretor do Polo de Inovação, Rogério Atem, com esta parceria, a unidade abre seu leque de atividades, e após o processo de certificação de mais profissionais da unidade como Green ICT Professional (atualmente apenas o mesmo é), passa a poder certificar outras instituições e empresas, bem como oferecer treinamento na área de TICs Sustentáveis. Já segundo Dr. Kayyali, “esse passo leva a expandir o IFGICT na América Latina a partir do Brasil como nosso centro oficial, disseminando o conhecimento para mais países".

Juliana Monteiro, diretora de Projetos do PICG e uma das profissionais a ser certificada, destaca que o Polo de Inovação está iniciando também o seu próprio processo de certificação de acordo com os padrões da IFGICT, e que essa certificação será baseada no trabalho feito pelo projeto Integração e Inteligência para a Sustentabilidade-I2S, desenvolvido por servidores e alunos bolsistas e voluntários do Polo de Inovação com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

"Todo este trabalho permitirá que outras unidades do IFF e de outras instituições possam não apenas absorver as TICs desenvolvidas no I2S, bem como se preparar para futuras certificações. A certificação dá à organização que a possui uma maior segurança de que está seguindo as melhores práticas globais de sustentabilidade para TIC", afirma Juliana.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães, destaca a importância do reconhecimento do trabalho diante do atual cenário. “O mundo do trabalho está cada vez mais exigente. A consciência e a prática sustentável tornam-se imperativos para a nova geração de profissionais. Esta certificação internacional coloca nosso Polo e, consequentemente, nosso Instituto na vanguarda da formação profissional”, conclui o professor.