POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Inovação

Polo de Inovação IFFluminense assina primeiro projeto de Ciclo 2

por Comunicação Social do Polo de Inovação publicado 23/09/2021 12h00, última modificação 24/09/2021 11h31
Trabalhar com projetos no Ciclo 2 permite que o Polo de Inovação atue nas etapas finais do desenvolvimento de um produto, abrindo novas oportunidades de parcerias.

 Completar o ciclo da inovação, ajudando as startups que já desenvolveram projetos com Unidades Embrapii a colocarem seus produtos ou serviços no mercado. Esse é o principal objetivo do Ciclo 2 do programa de apoio a startups da Embrapii.

 Este ciclo prevê a destinação de recursos da Embrapii para apoio a projetos de startups com nível de maturidade tecnológica (TRL) mais elevado. No Ciclo 1, os projetos desenvolvidos em parceria com as Unidades Embrapii chegam até o nível 6 do TRL, que envolve a demonstração e validação da tecnologia. No Ciclo 2, a proposta é apoiar as startups no TRL nível 9 de maturidade, fase considerada comercial. Para isso, a Embrapii arcará com 50% do valor do projeto e a startup ficará responsável por 35% do investimento.

 O primeiro projeto com a Biotecam aconteceu a partir da necessidade de se automatizar um equipamento desenvolvido por eles para fazer oxigenação de corpos hídricos. Esse equipamento, denominado "pulmão", é capaz de fazer um trabalho de oxigenação muito eficiente com pouquíssimo consumo de energia, portanto, foi desenvolvido em conjunto com eles um sistema de automatização capaz de realizar controle, medições e registro de dados para uma maior eficiência do processo como um todo e um melhor conhecimento sobre como se comportam os processos a partir dos dados armazenados.

 O projeto teve início em 2019 e foi finalizado em 2020 com todo o desenvolvimento atingindo as expectativas no que diz respeito aos resultados e eficiência, criando um conceito e agregando valor ao equipamento principal.

 Esse primeiro trabalho criou e fortaleceu uma parceria muito sólida e com bastante credibilidade entre as partes, mostrando que havia ali uma enorme sinergia que podia ser potencializada através da execução de outros projetos.

 Em meados de 2020, quando a pandemia estava explodindo no Brasil, novamente, a Biotecam, por meio de seu sócio Ricardo Remer, resolveu aproveitar parte dos conceitos usados no equipamento citado anteriormente, só que agora, dedicado à limpeza do ar em ambientes potencialmente contaminados, tais como hospitais de campanha, consultórios médicos, consultórios odontológicos, entre outros. Um desenvolvimento de curta duração, mas que pôde associar dois projetos baseados em um único conceito.

 O Polo de Inovação IFFluminense é uma das 12 unidades da Embrapii habilitadas para executar projetos no Ciclo 2.  Recentemente foi assinado o primeiro projeto Ciclo 2 com a empresa Biotecam Assessoria e Desenvolvimento de Tecnologia Ltda, que concluiu com êxito o Ciclo 1 da Embrapii. Nesta nova etapa o objetivo é aumentar o nível de maturidade do projeto executado no Ciclo 1 e levar o produto resultante ao mercado. O novo projeto conta o título: "Dispositivo de oxigenação de corpos hídricos com sistema de Instrumentação e automação, com métricas para indicadores e tomadas de decisão aplicados em ambiente real".

 O professor Leonardo Tavares, coordenador do projeto, ressalta que neste ano de 2021 foram iniciadas novas tratativas para avançar com um projeto de atualização e melhoria do sistema de oxigenação de corpos hídricos, denominado Pulmão II, porém instalado em um ambiente real para levantar novos dados e mostrar suas potencialidades para o mercado.

 “Este novo projeto, que acaba de ser assinado, terá início no fim de setembro e esperamos com isso fortalecer a parceria entre a empresa e o Polo de Inovação, criando cada vez mais sinergia, mas acima de tudo contribuindo para que a empresa parceira possa conduzir as etapas posteriores e subsequentes no sentido da evolução do seu produto para o mercado consumidor”, conclui Leonardo.