POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Pesquisa e Inovação

Polo de Inovação recebe doação de equipamento

por Comunicação Social do Polo de Inovação publicado 25/03/2022 16h30, última modificação 25/03/2022 16h46
Equipamento doado por empresa já poderá auxiliar em projetos de inovação que estão em andamento na unidade.
Polo de Inovação recebe doação de equipamento

Coluna de vidro com tubulações em aço inox 316. Foto: Comunicação Social do Polo de Inovação

 O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes recebeu este mês, da empresa Corbion Aditivos Alimentares, por intermédio de seu diretor Industrial, Robson dos Anjos e, do seu gerente de Segurança e Meio Ambiente, Fernando Costa, a doação de uma coluna de vidro com tubulações em aço inox 316. A Corbion é uma empresa holandesa instalada em Campos dos Goytacazes, com mais de 60 anos de atuação no Brasil.

 A coluna poderá, com pequenos ajustes, ser utilizada como piloto de vários processos, tais como: tratamento de água, lavagem de gases, processos oxidativos avançados, troca iônica, entre outros.

 O professor de Meio Ambiente e Química do IFFluminense, Willians Salles Cordeiro, que também é pesquisador do Polo de Inovação, foi o responsável por receber a doação. Ele relata que com esta coluna poderão ser testados diversos processos industriais, gerando propostas de melhorias. Segundo ele, o equipamento poderá ter um impacto imediato, pois existe a intenção de utilizá-lo em um projeto que já está em andamento no Polo de Inovação.

 "O equipamento pode ser utilizado como lavador de gases, ou seja, tirar impurezas, partículas suspensas no ar, muito comum na indústria para melhoria de emissões", afirma Carolina Nunes, responsável técnica do Laboratório de Química do Polo de Inovação e mestra em engenharia ambiental.

 O projeto Desenvolvimento de Processo e Sistema Instrumentado e Automatizado para Tratamento de Efluentes por Oxidação Avançada é um dos que serão beneficiados pelo equipamento. Pedro Henrique da Silva Bretas, que é mestrando do IFFluminense e um dos sócios da empresa Letras e Bits, demandante do projeto, ressalta que foi uma grata surpresa constatar que o movimento de apoiadores da rede de inovação de Campos está tão próxima das pesquisas desenvolvidas no Polo de Inovação do IFFluminense. "Essa sensação de pertencimento só demonstra o quão assertiva foi a decisão de iniciarmos o projeto da Letras e Bits neste ecossistema que respira avanço tecnológico voltado à indústria da Produção mais Limpa", afirma Pedro.