POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

UPEA completa cinco anos de funcionamento

por admin publicado 23/10/2012 15h03, última modificação 15/12/2017 16h13
Diretor da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental fala sobre as atividades realizadas durante esses cinco anos de existência e os novos rumos da UPEA.

A Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) foi inaugurada no dia 22 de agosto de 2007, há cinco anos, com o objetivo de ser um local para desenvolvimento de projetos e experimentos relacionados aos conteúdos de hidrologia, meteorologia, agricultura orgânica, energias renováveis e alternativas, além de temas correlatos.

Como explica o diretor da UPEA, Vicente de Paulo Santos de Oliveira, “a Unidade, desde então, possui forte vinculação às pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA) e já no dia seguinte a sua criação foi realizado o I Seminário Regional de Recursos Hídricos”.

Segundo Vicente, as ações desenvolvidas na UPEA objetivam não só a realização de pesquisas nos ecossistemas existentes na área de abrangência do IFF, como também o desenvolvimento e a difusão das tecnologias, por meio da extensão, voltadas, principalmente, para micro e pequenos produtores da região com perfil de Agricultura Familiar (AF), assim como apoio para o fortalecimento da Pesca Artesanal da região, a partir da realização de programas e projetos sempre de cunho social, tais como: Criação do Núcleo de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura (SUDESTE 01), Programa Escola de Fábrica (parceria com a Petrobras), Programa Mosaico Terra (parceria com a Petrobras), Especialização em Pesca, Aquicultura e Ambiente, Programa Certific Pesca, Pronatec, Mulheres Mil.

“Dada a proximidade ao 6º distrito de São João da Barra, Barcelos e adjacências (Campo Novo, Valeta, Venda Nova, Saquarema Grande e outros), com mais de 10 mil habitantes, a Unidade tem procurado interagir de forma contínua com esta comunidade com realização de projetos na área agroambiental e na concessão de bolsas de pesquisa e extensão (PIBICJr - CNPq e Jovens Talentos - FAPERJ). Além das atividades do programa de Mestrado em Engenharia Ambiental, também são realizadas atividades do curso técnico em Meio Ambiente e Bacharelado em Engenharia Ambiental (campus Guarus) e da Especialização em Educação Ambiental (campus Campos-Centro) na Unidade”, esclarece Vicente.

Para o diretor, mais do que uma unidade de pesquisa e extensão, a UPEA se apresenta como um espaço compartilhado com o objetivo de agregar diferentes instituições e projetos voltados para as questões ambientais, concorrendo assim para o desenvolvimento local e regional.

“Em 2012, com a nova gestão da reitoria sob comando do Prof. Luiz Augusto Caldas, a Unidade, administrativamente, começa a adquirir sua independência com a implantação de uma estrutura para gestão, com a conquista da coordenação de apoio e manutenção e da coordenação de pesquisa e extensão, além da Diretoria Geral e Coordenação-adjunta do Pronatec na Unidade. Por outro lado, é importante destacar o apoio incondicional dos campi Campos-Centro e Campos-Guarus, sob os comandos do Prof. Jefferson Azevedo e da Profa. Cristiane Rodrigues, respectivamente. Com o apoio de todos os campi implantados do IFF, está sendo possível estruturar novos laboratórios (Energias Renováveis e Alternativas, Mecatrônica, Informática EAD) e a reestruturação do LabFoz (laboratório de qualidade de água). Ainda em 2012 foi adquirida a Unidade Móvel de Processamento de Pescado que está permitindo a realização do Programa Certifica Pesca nas comunidades pesqueiras da região. Em breve teremos uma oficina móvel para realização de atividades de pesquisa e extensão nas áreas de mecânica e elétrica com o aproveitamento de um antigo ônibus Scania da instituição. Finalizamos agradecendo a todos servidores, estudantes, colaboradores, parceiros que fazem da UPEA um espaço diferenciado que muito nos honra em trabalhar. Parabéns UPEA!”, conclui Vicente.