POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

UPEA oferece curso até quarta-feira

por admin publicado 21/09/2010 19h22, última modificação 15/12/2017 16h15
“A educação ambiental como ferramenta para sustentabilidade dos estoques pesqueiros do rio Paraíba do Sul” é ministrado para alunos do técnico e pós-graduação.

A Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) está oferecendo até  esta quarta-feira, dia 22, o curso de extensão: “A educação ambiental como ferramenta para sustentabilidade dos estoques pesqueiros do rio Paraíba do Sul”. O objetivo é promover a educação ambiental como meio de conscientizarão da necessidade que há em preservar os estoques pesqueiros no principal rio da região Norte Fluminense.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Rogério da Silva Burla, é fundamental que esse tema seja abordado em função da grande importância econômica e social da pesca nos municípios que a compõe.

O curso atende a 20 alunos da pós-graduação em educação ambiental e do curso técnico em Meio Ambiente. Dentre as atividades disponibilizadas pelo curso, estão incluídas aulas teóricas e práticas sobre conhecimentos básicos em recursos hídricos, sobre Ictiofauna do Rio Paraíba do Sul e também sobre a importância da mata ciliar nos recursos hídricos, sendo a última com o professor Mauri Lima Filho, da UFRRJ.

Seguindo a programação, o curso ainda contará com uma visita técnica ao projeto Piabanha, no município de Itaocara/RJ, que possui um trabalho de recuperação ambiental e das espécies de peixes nativos da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.