POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

UPEA recebe unidade móvel do CERTIFIC-Pesca

por admin publicado 02/05/2012 13h09, última modificação 15/12/2017 16h15
Trailler vai atender o curso de Processamento de Pescado do Programa CERTIFIC-Pesca, proporcionando mais estrutura e qualidade nas atividades realizadas na região.

A Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental do IF Fluminense (UPEA) recebeu uma unidade móvel do Programa CERTIFIC – Pesca e Aquicultura, recentemente. O trailler será utilizado para as aulas do curso de Processamento de Pescado, ministrado pela UPEA, através do Programa Federal de Certificação Profissional.

A unidade móvel foi construída com recursos do edital de apoio à infraestrutura do Programa CERTIFIC - Pesca, cujo projeto elaborado pelo IFF, serviu de base para outros Institutos, que também estão recebendo essas unidades como: Paraíba, Mato Grosso, Acre e Bahia.

O trailler tem 12 metros de comprimento e conta com uma cozinha, com fogão, freezer e pia, além de uma área com várias bancadas de apoio e televisão. Tem ainda gerador e um sistema próprio de coleta de resíduos. Nele, serão ministradas todas as atividades do curso de Processamento de Pescado, já que, até o momento, as aulas acontecem em locais improvisados.

“Essa unidade representa o investimento do setor público federal na qualificação do pescador, que não terá mais que se deslocar. Nós iremos até a comunidade oferecer o curso com uma estrutura própria e de qualidade”, enfatizou Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Diretor da UPEA.

Na segunda etapa do Programa CERTIFIC – Pesca, ministrado pela UPEA, cerca de 100 pessoas serão qualificadas em São Francisco de Itabapoana, nas localidades de Gargaú, Guaxindiba, Barra de Itabapoana e Lagoa Feia, em 2012. O curso já começou em Guaxindiba, atendendo a 26 pessoas, que em breve terão aulas com o suporte da unidade móvel.

O Diretor da UPEA, Vicente Santos, informou que nos próximos dias 15 e 16 de maio vai acontecer um curso de qualificação, na unidade móvel, dos servidores do IFF envolvidos no Programa para, logo após, o trailler ser utilizado em campo.

Na primeira etapa do CERTIFIC, 2010-2012, 60 pessoas foram qualificadas em Campos dos Goytacazes: na praia do Farol de São Thomé, Ponta Grossa dos Fidalgos e na Lagoa de Cima.

Participam do Programa CERTIFIC-Pesca os servidores da UPEA: Vicente Santos, Evelyn Ruebe, Rogério Burla, Amaro Gonçalves, Camila Souza, Wilza Carla Martins. O projeto ainda teve a colaboração do programador visual do câmpus Campos-Centro do IFF, Luiz Cláudio Gomes.

Veja mais fotos AQUI.