POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Desenvolvimento Sustentável

Produção mais limpa é o foco da inovação fluminense

por Comunicação Social do Polo de Inovação publicado 13/06/2022 11h19, última modificação 13/06/2022 11h27
Por meio do Polo Embrapii, empresas do Brasil inteiro podem desenvolver inovações que resultam em uma produção ambientalmente mais limpa.
Produção mais limpa é o foco da inovação fluminense

 Você sabia que já foram desenvolvidos mais de 20 projetos inovadores em Campos dos Goytacazes, com investimentos de quase 10 milhões de reais? E que existem 8 projetos em desenvolvimento, focando em produção mais limpa? E ainda, que existem 7,7 milhões reais disponíveis para investimento em novos projetos desse gênero?

 Isso acontece porque em Campos existe um Polo de Inovação Embrapii especializado em Tecnologia para PmaisL (produção mais limpa), que foi criado para atender as demandas de empresas de todo o Brasil que desejam aumentar sua competitividade e lucros, ao mesmo tempo que diminui o impacto ambiental gerado pela produção, através da inovação.

 "A produção mais limpa, P+L, é um tema transversal a todos os setores da sociedade. O ideal de realizarmos algo consumindo menos recursos, gerando menos resíduos, ou com energia limpa é perseguido por todas as organizações. Nosso Polo de Inovação é aderente à Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, e ajuda a empresas a inovarem tendo a P+L como objetivo", diz Henrique da Hora, que é Professor do IFF, diretor do Polo Embrapii e presidente da TEC Incubadora.

 O Polo é uma unidade de Pesquisa Tecnológica, Desenvolvimento e Inovação e faz parte da tríplice hélice de inovação em parceria com a Embrapii e com o IF Fluminense (IFF) e conta com 10 laboratórios multidisciplinares e um banco de especialistas e pesquisadores de Institutos Federais do Brasil inteiro.

 Contratar o Polo significa economicamente que a empresa vai fazer um projeto visando a PmaisL, vai resolver um problema real e isso tudo investindo apenas 1/3 do valor financeiro necessário para realização do mesmo. Por via de regra, 1/3 dos recursos financeiros é pago pela Embrapii e 1/3 é suportado pelo IF (uso dos laboratórios, equipamentos, equipe de gestão), restando para empresa arcar com apenas 1/3 do custo financeiro de desenvolvimento.

 "Empresas que melhor se adaptam às mudanças constantes do mercado apresentam maior possibilidade de longevidade ao inovar. Os subsídios Embrapii e a estrutura do Polo de Inovação são fundamentais para concretização de projetos de tecnologia que tornam as empresas mais competitivas. Nessa estrutura ganham as empresas, o meio acadêmico e o desenvolvimento tecnológico nacional”, diz Thiago Rodrigues Faria, sócio fundador da Roveq Sistemas Embarcados.

 Produção mais limpa - proposta na década de 90 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Organização pelo Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas (Unido), é uma estratégia ambiental de produção, que visa aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia por meio da não geração, minimização ou reciclagem resíduos gerados.

 

 

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais. 

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!