Notícias
Ouvidoria
IFF disponibiliza Guia Prático para Denúncia de Assédio e Discriminação

(Arte: Lionel Mota/IFF)
O Instituto Federal Fluminense acaba de dar mais um passo nas ações da Campanha de Combate ao Assédio e à Discriminação no IFF, com a publicação do Guia Prático para Realização de Denúncia de Assédio e Discriminação no Fala.BR.
O guia está publicado no Portal do IFFluminense, na página da Ouvidoria especialmente destinada à campanha (acesse AQUI). A finalidade é orientar, de maneira objetiva, sobre como realizar uma denúncia de assédio moral, sexual e/ou discriminação usando o sistema Fala.BR, canal utilizado pelo IFFluminense para manifestações com discrição e segurança, contribuindo para a criação de um ambiente mais justo no serviço público federal. Além disso, o material apresenta os critérios para que a denúncia seja considerada válida e possa ser devidamente encaminhada, apurada e tratada.
O manual contém o passo-a-passo: como acessar o Fala.BR; preenchimento das informações da denúncia; acompanhamento da denúncia; critérios para que a denúncia seja encaminhada; o que acontece após a denúncia; dúvidas e suporte.
Conforme o Guia Prático, "discordâncias são naturais no ambiente de trabalho. No entanto, é necessário diferenciar conflitos de trabalho de assédio, que são violências contra a dignidade da pessoa humana e que afetam a moralidade no serviço público". Para mais informações sobre essas diferenças, detalhamento sobre os tipos de assédio e como é feita a avaliação da gravidade das condutas, acesse o Guia Lilás, que traz informações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal.
Ainda de acordo com o manual, "denunciar é uma forma de combater o assédio e a discriminação, e garantir a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável. Não hesite em utilizar esse recurso para proteger seus direitos e os de seus colegas de trabalho".
Saiba mais: IFF desenvolve Campanha de Combate ao Assédio e à Discriminação