Notícias
Memória Institucional
IFF lança websérie documental com servidores aposentados
Relatos históricos do Instituto Federal Fluminense, de fatos políticos e sociais marcantes, começarão a ser contados por pessoas que vivenciaram e contribuíram para a construção da história da instituição, com o lançamento da websérie documental “O que vi do IFF”, que conta com depoimentos de diversos servidores aposentados como Roseni, Vera, Arthur, Áurea, Neila, Mário, Cibele, Mari, entre outros.
O primeiro episódio de “O que vi do IFF”, com o depoimento da Roseni, será exibido na próxima quinta-feira, dia 28 de junho, às 14h, no auditório Miguel Ramalho do Campus Campos Centro, durante o Encontro com os Servidores Aposentados.
A websérie é fruto do Projeto “O que vi do IFF”, aprovado no Edital de Extensão N.º 60/2017, que começou a ser desenvolvido em agosto do ano passado pelo coordenador do Centro de Memória da Reitoria, Carlos Henrique Morellato, e pela bolsista e aluna no Curso de Design Gráfico, Larissa Viana, com o apoio da Coordenação de Projetos de Design e Audiovisual para a Educação (CPDAE) do Centro de Referência do IFFluminense.
De acordo com Carlos Morellato, o projeto visa o resgate de momentos e acontecimentos marcantes da história do Instituto, por meio dos depoimentos de servidores aposentados, produzindo rica fonte de informação histórica institucional ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição desses personagens.
“Estamos muito felizes com o resultado do trabalho, tanto enquanto produção audiovisual quanto como ferramenta de valorização desses profissionais que fizeram esta instituição chegar até aqui como ela é hoje. Ao mesmo tempo, damos um importante passo para a preservação da memória institucional”, destaca o coordenador.
Carlos comenta que os depoimentos estão muito interessantes, com histórias pessoais, profissionais, além de curiosidades sobre o cotidiano das épocas relatadas. “Indico a todo servidor assisti-los”, convida, pontuando que não foi seguida uma metodologia jornalística de entrevista. “Nós tivemos o cuidado de preparar um roteiro de perguntas abertas, para não inviabilizar o material de ser fonte de memória oral, já que esta tem uma metodologia própria. Em resumo, deixamos os ‘personagens’ falarem o que eles tiveram vontade de falar".
A websérie conta com um total de 21 episódios, que serão divulgados semanalmente na página do Facebook do Centro de Referência e no IFF Tube.