CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Ao longo de três dias, estudantes e profissionais participam de uma série de palestras, oficinas, atividades culturais e apresentação de trabalhos acadêmicos no campus

IFFluminense tem Semana de Divulgação Científica e Cultural em Santo Antônio de Pádua

por Alexandre Willian Dias Ferreira publicado 29/09/2017 16h20, última modificação 29/09/2017 16h18
Selfie na abertura do evento
Divulgação

Uma série de palestras, oficinas, atividades culturais e apresentação de trabalhos acadêmicos está movimentando o IFFluminense Santo Antônio de Pádua desde a última quarta-feira (26/09). É o SACAIFF, a Semana de Divulgação Científica e Cultural do campus, que encerra nesta quinta-feira (29/09) sua primeira edição, com um público estimado em cerca de mil pessoas, entre estudantes e profissionais.

Segundo Arthur Rezende, diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, o evento superou as expectativas.

"Nosso objetivo com o SACAIFF é consolidar, num evento de maior proporção, atividades culturais e científicas que já vinham sendo realizadas no campus nos últimos anos. Abrimos nossas portas para que a comunidade possa conhecer o trabalho desenvolvido no Instituto, por meio de apresentações que estão sendo feitas por nossos alunos e servidores. E o saldo está sendo muito positivo. Sentimos uma grande mobilização de nosso público interno, enquanto o público externo está nos dando também um ótimo retorno. Esta, certamente, está sendo a primeira de muitas edições", ressaltou o diretor-geral.

A programação do SACAIFF é diversificada. Ao longo da manhã, o campus recebe turmas de escolas públicas da região, para que os estudantes possam conhecer melhor a estrutura e os cursos oferecidos em Santo Antonio de Pádua, que segue com inscrições abertas até 16 de outubro para o Processo Seletivo 2018.

Nos turnos da tarde e noite, a programação do evento é dividida em palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, relatos de experiências e atividades culturais, todas gratuitas e abertas ao público. Entre os temas trabalhados no evento estão Robótica, Segurança no Trabalho, Inclusão Digital e Social, Astronomia, Construção Civil, Criação de Jogos Digitais, Automação, Divulgação Científica e Teatro, entre diversos outros.

Felipe Queiroz, professor de Matemática e Física da rede estadual do Rio, foi um dos palestrantes do evento. Ele falou sobre o uso do RPG na Educação, para uma plateia formada em sua maioria por estudantes e professores.

"Foi uma experiência incrível participar do SACAIFF, pois a dinâmica da apresentação foi muito boa, com um público altamente interessado em novas formas de se trabalhar a questão da divulgação científica dentro da escola. Ainda é a primeira edição do evento, mas tenho certeza que tem tudo para dar certo", disse o professor.

A diretora de Pesquisa, Extensão e Cultura do IFFluminense Santo Antônio de Pádua, Lívia Brasil Viana Matta, também comemorou o sucesso das atividades.

"Estamos num momento importante para o nosso Instituto, que é o da divulgação do nosso processo seletivo. O SACAIFF está nos dando uma oportunidade incrível de trazer a comunidade aqui para dentro do campus. Estamos recebendo diversas escolas, dando a chance desses estudantes conhecerem nosso trabalho, por meio de nossos próprios alunos. Está sendo uma experiência muito enriquecedora para todos nós", ressaltou.