CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Cultura e Tradição

Campus prepara festa junina com foco na cultura popular

por Comunicação Social do campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 14/07/2016 17h04, última modificação 15/07/2016 17h10
Servidores e alunos do campus Santo Antônio de Pádua estão organizando uma festa junina que será realizada no dia 03 de agosto. A atividade está para além de um evento, e traz discussões sobre a cultura e tradições.
Campus prepara festa junina com foco na cultura popular

Servidores, bolsistas e voluntários dos projetos de extensão Centro de Memória e Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e do projeto de pesquisa “Tecendo Sentidos: cultura, memória e história em Santo Antônio de Pádua” participaram de uma reunião, no dia 12 de julho, dentro dos preparativos da festa junina do campus.

O grupo discutiu o texto "Cultura popular: um conceito e várias histórias" de Martha Abreu. “Debatemos o conceito de cultura popular, percebemos como ele é dinâmico e que a defesa da tradição não deve ser argumento para impedir as inovações, pois essas são sempre inventadas”, ressalta Aline Portilho, coordenadora do projeto “Tecendo Sentidos” e uma das organizadoras da festa. “Rimos bastante ao saber que vestir-se de caipira ou fazer o casamento na roça já foram entendidos, décadas atrás, por alguns folcloristas, como uma invenção sem cabimento e percebemos, assim, como as festas vão sendo modificadas ao longo do tempo para continuar fazendo sentido para as pessoas que as realizam”.

De acordo com Aline, há a perspectiva de tornar o evento um momento de aprendizado e problematização da realidade. “Partimos, assim, do conceito de cultura popular para compreender de forma mais aprofundada os sentidos da realização desta festa, seu lugar na sociabilidade de nossa comunidade e a importância de realizá-la”, acrescenta.

A festa junina será realizada no dia 03 de agosto e a programação, que está sendo definida, irá contar com quadrilhas e apresentação da banda dos alunos do campus.

Comunicação Social do campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria