CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Formatura

Emoção marca formatura dos primeiros alunos do Campus Pádua

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/02/2018 13h02, última modificação 19/02/2018 10h24
A formatura, que consolida a ação do IFF no município e região, foi realizada no dia 07 de fevereiro de 2018.
Emoção marca formatura dos primeiros alunos do Campus Pádua

Ao todo, 50 alunos concluíram os Cursos Técnicos Integrados em Administração, Edificações e Automação Industrial

Em uma noite marcada por muita emoção e sentimento de dever cumprido, o Campus Santo Antônio de Pádua realizou, na quarta-feira, dia 07 de fevereiro, a cerimônia de formatura dos 50 primeiros alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração, Edificações e Automação Industrial, que iniciaram suas atividades letivas no campus em fevereiro de 2015.

Formanda do Curso Técnico em Edificações, a oradora Karen Amaral Alves, destacou em seu discurso a importância da educação pública e o caminho percorrido pelos estudantes até o momento de conclusão do curso.

“Nossa caminhada não foi fácil, no início ficamos preocupados por estudar em um campus em implantação e que não focava somente no Enem. Foram muitos questionamentos de outros sobre a capacidade de formação da escola. E agora, no encerramento, estávamos certos sobre a escola não preparar para o Enem. O IFF preparou os alunos para a vida, e esse exame seria apenas mais uma consequência do que foi colhido durante esses anos”, ressaltou a estudante.

Karen acrescentou que muitos formandos marcaram a história do IFF Pádua com conquistas e momentos que não poderiam ser proporcionados em outro local. “Juntos, superamos todas as dificuldades enfrentadas e encerramos mais um ciclo com êxito. Olhando para trás, percebemos que todo dinheiro investido em cada formando valeu a pena. Não podemos desistir da educação pública do nosso país e muito menos da capacidade do desenvolvimento de cada cidadão”, encerrou a formanda, aplaudida de pé pelos presentes.

Um dos formandos do Curso Técnico em Automação Industrial, Wanderson de Souza, também destacou que o IFF mudou a sua vida. “Eu entrei no Campus Pádua com pouco conhecimento e sem muita autonomia, logo depois, comecei a fazer parte do projeto “Conscientização e Sustentabilidade”, coordenado pelo professor Bruno Jardim, que me deu um engajamento muito grande, no qual eu pude desenvolver várias habilidades. O IFF me deu uma visão crítica e diferente do mundo”, afirmou Wanderson, que pretende conseguir um emprego na área e cursar Engenharia de Controle e Automação em uma universidade pública.

O diretor-geral, Arthur Rezende, agradeceu aos alunos e seus responsáveis pela confiança no trabalho do campus e parabenizou os servidores pela dedicação.

“Esses 50 formandos construíram conosco esta instituição. Quando passaram a fazer parte do IFF, muitos desses estudantes, em virtude da formação profissionalizante, questionavam se conseguiriam êxito nos exames como o Enem. A noite de hoje confirma o que respondíamos em 2015: que esta escola fará com que vocês alcancem muito mais do que uma aprovação em exames, vocês sairão com um olhar cidadão!”, destacou Arthur.

Para o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, a formatura dos primeiros alunos do Campus Pádua deixou evidente a qualidade da ação educativa que o IFF está realizando no Noroeste Fluminense. “Consolidamos, com esse momento, a nossa ação educativa. O IFF está em Pádua para transformar essa região, que é tão fragilizada socialmente, mas com tantos potenciais; e para isso, precisamos preparar jovens talentosos que possam, de fato, ter um impacto e fazer a diferença na sociedade”, finalizou o reitor, parabenizando os formandos.