CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Cultura em debate

Grupo de Trabalho se reúne para discutir Política Cultural

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 28/03/2016 15h48, última modificação 30/03/2016 18h18
O Grupo de Trabalho responsável pela elaboração de documentos institucionais que possam nortear as ações voltadas para Arte e Cultura no IFFluminense se reuniu no dia 07 de março, no campus Santo Antônio de Pádua.
Grupo de Trabalho se reúne para discutir Política Cultural

Servidores de diversos campi integram o GT.

O 4º encontro do Grupo de Trabalho (GT) teve como objetivo debater sobre os conceitos que orientarão a política cultural do IFFluminense, a criação da estrutura do texto e a redação inicial dos tópicos que irão compor o documento. “Foram discutidos o formato, os termos e a formulação de frentes de trabalho para estudos de legislações culturais específicas, e também fizemos a reformulação dos prazos pré-estabelecidos em virtude da formalização do grupo e a entrada de novos integrantes”, explica a coordenação do GT formada pelos servidores do campus Santo Antônio de Pádua, Alexandre William, Livia Matta e Aline Portilho.

Outro ponto discutido pelo grupo foi a representatividade de cada campus para que o documento possa contemplar as especificidades de todas as regiões em que o Instituto está inserido. A ideia é trazer para o trabalho temas como Democratização da Cultura, Políticas Culturais e o Papel do IFFluminense na promoção da cultura em sua territorialidade.

“O documento visa organizar e conhecer o papel da instituição no campo cultural e, a partir deste entendimento, difundir e fomentar esta produção”, complementa.

Saiba Mais: o GT foi criado a partir de reflexões e discussões sobre metas de cultura para os campi do IFFluminense durante o II Seminário de Arte e Educação, realizado no dia 28 de abril de 2015, em Campos-RJ. Com o objetivo de pensar e elaborar documentos orientadores para as ações de Arte e Cultura no IFFluminense, que dialoguem com a diversidade artístico-cultural dos territórios em que está inserido, o grupo foi instituído pela Portaria nº 28 de 12 de janeiro de 2016.

A próxima reunião está agendada para o dia 11 de abril, no campus Campos Centro. Na pauta, os seguintes assuntos: apresentação dos conteúdos que envolvem o tema cultural nos documentos institucionais do IFFluminense e nos documentos do âmbito estadual e federal, apresentação do levantamento de equipamentos culturais, grupos artísticos e culturais e de infraestrutura do Instituto.

Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria