CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Coronavírus

IFF Pádua faz doação de protetores faciais e kits de higiene para combate à Covid-19 na região

por Comunicação Social do Campus Pádua com Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 29/04/2020 19h31, última modificação 10/10/2023 13h01
Foram contempladas com as doações instituições públicas de Pádua, Cordeiro e Aperibé, além de asilos de Itaocara
Doação IFF Padua

O IFF Pádua fez a doação de protetores faciais e kits de higiene

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Santo Antônio de Pádua realizou, este mês, a entrega de protetores faciais de uso médico e kits de higiene e limpeza para uso em unidades de saúde e asilos, como medidas iniciais de auxílio no combate ao Covid-19 na região. Foram contempladas instituições de Pádua, Cordeiro, Aperibé e Itaocara. Segundo o diretor-geral do campus, Arthur Rezende da Silva, novas doações já estão previstas para as próximas semanas.

"São muitas frentes de trabalho realizadas pelos servidores do IFF como um todo neste momento. Em relação ao Campus Pádua, foram entregues 80 protetores faciais e kits de limpeza e de higiene. Parabenizo os servidores pelo engajamento!", afirmou o diretor, ressaltando que instituições interessadas em receber os equipamentos podem encaminhar solicitação, por ofício, para os e-mails gabinete.padua@iff.edu.br e arezende@iff.edu.br.

Os protetores faciais, também conhecidos como face shield, está sendo produzido pelo Instituto de forma sistêmica, numa oficina com impressoras 3D montada no Campus Campos Centro, com equipamentos emprestados também por outros campi, como o IFF Pádua. O professor de Automação Industrial do campus Gabriel Solino é um dos servidores na linha de frente da produção de protetores.

"Nossas impressoras 3D estão funcionando diariamente, praticamente 24 horas por dia. Estamos otimizando a produção para dar uma vazão ainda maior, com mais máscaras produzidas por dia. Já chegamos a duas mil máscaras produzidas", contou Solino.

A produção dos protetores faciais no IFF teve início em 27 de março. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) estão sendo entregues entidades no Estado do Rio de Janeiro, entre elas o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (Prefeitura de Campos dos Goytacazes), Policlínica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 5º Grupamento de Bombeiro Militar, Hospital Escola Álvaro Alvim, Associação Norte Fluminense dos Deficientes Físicos (Anfludef) e Unimed, todos em Campos, além de Secretarias Municipais de Saúde no interior do estado.

As doações de face shield que ficaram sob responsabilidade do IFF Pádua foram direcionadas às Secretarias de Saúde de Pádua e de Aperibé, à Secretaria de Educação de Pádua e a dois asilos em Itaocara. Os kits higiene pessoal e limpeza — arrecadados por meio da campanha IFF Solidário — foram entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social de Pádua.

Segundo o presidente da Associação Lar Dos Velhinhos, de Itaocara, os protetores doados pelo IFF chegaram num momento de grande necessidade:

"Agradeço muito o apoio do IFF Pádua nessa difícil tarefa que é enfrentar uma pandemia. Nossa associação cuida dos mais vulneráveis a esse vírus, que são os idosos, e esses protetores faciais farão a diferença em nosso cuidado diário”, ressaltou.

As máscaras de proteção são produzidas por servidores do IFF, com o apoio do Polo de Inovação do Instituto na organização, operacionalização e manutenção das impressoras, e da empresa Sprint 3D, uma spin-off das pesquisas de ex-alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro, que surgiu no Polo de Inovação e é incubada na TEC Campos. A Sprint 3D fez a modelagem das hastes para impressão mais rápida, em tempo recorde, do melhor projeto dos protetores de face e que atende às especificações, de acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para a produção dos protetores, o IFF segue recebendo doações de matérias-primas, tais como filamento plástico para impressora 3D, folha de acetato cristal (acima de 30 micras) ou plástico para plastificação (espessura mínima de 0,07), elástico para suporte (espessura mínima 10mm), power glue pritt (sem solvente) ou adesivo líquido A Bond para impressora 3D ABS PLA.

Os agendamentos de doações de materiais para impressão de protetores e os pedidos de doação de EPIs para instituições de saúde que atuam no enfrentamento à Covid-19 devem ser encaminhados para o e-mail: reitoria@iff.edu.br.