CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Ensino e Extensão

Semana de Divulgação Científica e Cultural do IFF Pádua (SACAIFF) começa nesta terça-feira, dia 10

por Comunicação Social do Campus Pádua com Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 09/11/2020 14h50, última modificação 09/11/2020 15h13
Edição 2020 do mais tradicional evento do campus acontecerá pela internet e traz em sua programação uma série de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações culturais.
SacaIFF Padua 2020

A partir desta terça-feira, dia 10 de novembro, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Santo Antônio de Pádua realiza a edição 2020 de seu mais tradicional evento: a Semana de Divulgação Científica e Cultural do IFF Pádua (SACAIFF). O evento traz em sua programação uma série de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações culturais, todas realizadas pela internet, devido à suspensão das atividades presenciais do Instituto, em decorrência da pandemia da Covid-19.

As inscrições estão abertas, inclusive ao público externo, e podem ser feitas pelo site https://eventos.iff.edu.br/sacaiff. Todas as atividades são gratuitas e muitas delas oferecem a possibilidade de certificação aos inscritos. Para isso, além de se inscrever no evento, é preciso fazer a inscrição também em cada uma das atividades de interesse, pelo mesmo site, clicando na opção de inscrição informada em cada item da programação.

O SACAIFF terá três dias de duração, sendo que a cerimônia oficial de abertura está marcada para esta terça-feira, às 19h, com transmissão pelo Youtube, seguida da mesa-redonda "A importância da educação antirracista como eixo norteador dos Institutos Federais".

Ao longo do evento, estão previstas palestras e mesas-redondas com temas como "Estudar na Pandemia - como manter o foco e a aprendizagem", "Os impactos da Inteligência Artificial e os Rumos da Singularidade", "Escrita de gêneros textuais: a Redação do Enem", "Requisitos no desenvolvimento de projetos: Vem comigo que no projeto eu explico", "Transformação digital e futuro das profissões: Oportunidades para profissionais dos cursos técnicos do IFF Pádua", "Produtividade em soldagem", "O que são cidades inteligentes?", "Brasil, brasileiro e seus Direitos Humanos – O que você precisa saber para o Enem", "O Uso de Células a Combustível na Indústria Automobilística" e "Análise de Editais de Concurso Público".

A programação também inclui diversos minicursos e oficinas, como "Principais elementos para construir um artigo científico do zero", "Educação Financeira em tempos de pandemia", "Noções Básicas de Mecânica Automotiva", "Fundamentos de Gestão da Produção e aplicação de seus conceitos", "Eu, cidadão, ser político", "#aQuímicatáON", "5 Ferramentas de alto impacto para o desenvolvimento pessoal e a conquista de sonhos", "Criatividade aplicada aos negócios", "Formação e Mercado de Trabalho no Pós Pandemia", "Distribuição de Produtos e Serviços ao Mercado" e "Gestão do Capital de Giro para Micro e Pequenas Empresas: o que você precisa saber para não morrer na praia", entre outras.

O SACAIFF é um evento organizado anualmente pelo IFF Pádua, com o objetivo de dar maior visibilidade às ações e aos agentes que contribuem para a produção e difusão do conhecimento na Região Noroeste Fluminense, bem como refletir sobre a importância da Ciência, Tecnologia e Cultura no desenvolvimento local a partir de uma perspectiva ampliada de desenvolvimento que leve em conta a transformação social e o bem-estar dos cidadãos.

O diretor-geral do campus, Arthur Rezende, ressalta ainda a importância de manter a realização do evento este ano, apesar das adversidades.

"A comissão organizadora não tem medido esforços para reinventar o SACAIFF nesse contexto de atividades remotas e oferecer uma programação ampla, muito diversificada e com palestrantes de várias instituições, inclusive de outros estados. Então, aproveito para ressaltar o convite a nossos alunos, servidores e comunidade externa. Venham participar conosco desse evento que é tão importante para nosso campus", afirmou o diretor-geral.

A programação completa e informações detalhadas sobre as inscrições estão disponíveis em https://eventos.iff.edu.br/sacaiff.