CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Evento

Servidores do IFF Pádua apresentam artigos em Colóquio sobre Educação Profissional

por Campus Santo Antônio de Pádua com Comunicação Social da Reitoria publicado 26/07/2017 15h08, última modificação 27/07/2017 13h32
O evento, promovido pelo IFRN, discute a reforma do Ensino Médio e suas implicações na Educação Profissional.

Rafaela, Frederico e Arthur durante apresentação do artigo

Servidores do Campus Santo Antônio de Pádua participam, com publicação de artigos, do IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, que acontece de 24 a 27 de julho, no Campus Natal Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O evento, que discute a reforma do Ensino Médio (Lei N.º 13.415/2017) e suas implicações para a educação profissional, conta com a participação de pesquisadores de referência na temática da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como Maria Ciavatta e Gaudêncio Frigotto.

No dia 25 de julho, foi apresentado o artigo “A saída não é a imagem espelhada de ficar: relato de experiência com estudantes do Proeja do Campus Santo Antônio de Pádua”, de autoria de Arthur Rezende da Silva, diretor-geral do campus, Frederico Santiago Lima, pedagogo e coordenador da Assistência Estudantil, e de Rafaela Moraes Cruz, técnica em assuntos educacionais e coordenadora do polo de Educação a Distância (EaD).

Rafaela explica que o artigo “apresenta um olhar para a permanência dos estudantes do Proeja, a partir de uma pesquisa realizada com os alunos do Curso Técnico Integrado em Logística, que verificou fatores pedagógicos e de infraestrutura que podem contribuir para a permanência desses estudantes”.

Frederico acrescenta que o trabalho trata das possibilidades de reforçar essas ações, a partir da visão dos próprios estudantes, “principalmente, por ser um público esquecido pelas políticas públicas, assim como pelo fato dos Institutos Federais serem uma instituição de trabalhadores para trabalhadores”, ressalta. Ele ainda destaca que diante do contexto da reforma do Ensino Médio e da forma que está sendo realizada, ela não será o instrumento para resolver a evasão escolar, como tem sido colocado. “A permanência do estudante demanda um olhar diferenciado por parte da escola, reconhecendo as dificuldades e especificidades dos discentes”, diz. “Não basta realizar reforma em qualquer área que seja e ao mesmo tempo cortar o financiamento que possibilita a execução de ações. Dessa forma, para diminuir a evasão, é preciso reforçar cada vez mais a estrutura da assistência estudantil para criarmos estratégias que possam potencializar elementos que contribuem para permanência do estudante”, afirma.

Na manhã desta terça-feira, dia 26 de julho, o professor e diretor de Ensino e Políticas Estudantis do Campus Pádua, Bruno de Castro Jardim, apresentou o trabalho “Integração no ensino profissional: a matemática em atividade com o conhecimento biológico”, de sua autoria com o assistente de alunos, Jorge Luis Rangel.

Bruno conta que o artigo é fruto de uma prática integradora, que demonstrou conhecimentos biológicos aos alunos das turmas de 1.º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, na ótica de Edificações e da Matemática. “Os estudantes construíram pirâmides ecológicas, mostrando o fluxo de energia em uma cadeia alimentar. O processo ficou muito próximo do que acontece na realidade”, destaca o professor.

Para o diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, a participação em eventos como o Colóquio é fundamental: “Participar de um evento como o Colóquio no IFRN é uma grande oportunidade para as reflexões acerca das implicações desta reforma em nossa prática pedagógica dos Institutos Federais.”, ressalta Arthur.

Para informações sobre o evento, acesse AQUI