CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Santo Antônio de Pádua > Pesquisa > Estudo e utilização das argilas para a produção de materiais cerâmicos no município de Pádua

Estudo e utilização das argilas para a produção de materiais cerâmicos no município de Pádua

por Alexandre Willian Dias Ferreira publicado 11/12/2015 14h36, última modificação 11/12/2015 14h36
Orientadores: Rafael Picanço, Raul Simiqueli Cabral e Simone Augusto da Silva

A argila é um recurso natural muito utilizado desde a origem da humanidade, com destaque para os produtos artesanais e os materiais cerâmicos da construção civil. O mercado de produção de materiais cerâmicos na região Norte Fluminense é bastante difundido, com destaque para a cidade de Campos dos Goytacazes. Na região Noroeste, em que está localizada a cidade de Santo Antônio de Pádua, esse mercado é praticamente inexistente, o que indica grande potencial para o desenvolvimento e expansão dessa atividade.

Sendo assim, essa pesquisa tem o objetivo de conhecer e estudar os tipos de argilas existentes na cidade de Santo Antônio de Pádua e região. Objetiva-se também a sua extração para a produção de objetos artesanais e materiais cerâmicos da construção civil, que terão sua qualidade aferida por meio da realização de testes a serem definidos após pesquisas bibliográficas. Pretende-se ainda que o aluno bolsista apreenda os conhecimentos necessários acerca das técnicas e formas de utilização de ferramentas envolvidas nas atividades do projeto. Ao fim dessa pesquisa, além do relatório final, o bolsista organizará uma mostra de seus produtos e ministrará uma oficina aberta à instituição e à comunidade local, que possibilitará a difusão da técnica, sendo essa uma forma de despertar o interesse dos visitantes para esse tipo de atividade.