CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > São João da Barra > IFF SJB oferece oficinas gratuitas de inclusão digital para terceira idade

Notícias

IFF SJB oferece oficinas gratuitas de inclusão digital para terceira idade

Inclusão Digital

Inscrições devem ser feitas até o dia 09 de setembro, pelo formulário próprio, disponível no Centro Municipal de Práticas Integrativas.
por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 23/08/2022 00h00, última modificação 26/08/2022 10h21

 Estão abertas as inscrições para o Conecte IFF, a Oficina de Inclusão Digital voltada para o público da terceira idade, que será ofertada pelo IFF Campus Avançado São João da Barra. A oficina é fruto do projeto de Jovens Talentos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), proposto pelo professor Gláucio Pereira, e as aulas serão ministradas pela aluna do 2º ano de Construção Naval, Ana Carolina Raposo. Segundo o coordenador do projeto, "a ação, em parceria com o Centro Municipal de Práticas Integradoras, é uma excelente oportunidade de trazer um benefício social aos idosos do município de São João da Barra, além de estreitar os laços entre instituição e prefeitura, estabelecendo um importante diálogo para parcerias cada vez mais pertinentes para a população”, destaca Gláucio.

 Com o avanço das tecnologias e a dificuldade dos idosos de se adaptarem a essas modificações, o objetivo das oficinas é desenvolver habilidades e competências para a inclusão digital, oferecendo condições de autonomia e integração social. Além disso, visa oferecer condições para a autovalorização dos idosos, comprovando seu potencial para aprender, como também, incluindo-os e reinserindo-os na comunicação intergeracional.

 Serão abordados temas como a funcionalidade dos computadores; internet e seus conceitos; criação de e-mails; compartilhamento e armazenamento de arquivos no Google Drive e o uso das redes sociais, mais especificamente o Instagram, Facebook e Whatsapp. O último encontro tratará dos alertas e cuidados com as redes sociais, golpes, fake news, cuidados com dados transmitidos e compras online.

 As aulas ocorrerão às quartas-feiras, no Laboratório de Informática do IFF Campus Avançado São João da Barra, entre 15h e 16h, no período entre 14 de setembro e 30 de novembro de 2022, e as inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário próprio, no Centro Municipal de Práticas Integrativas. Serão ao todo 15 vagas diretas, e 5 vagas na reclassificação, e o critério de seleção será a ordem de inscrição dos candidatos.