CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Campus São João da Barra instala sinalização por piso tátil

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação da Reitoria publicado 04/08/2021 16h11, última modificação 05/08/2021 13h52
Ação visa ampliar acessibilidade a pessoas com deficiência visual.
Campus São João da Barra instala sinalização por piso tátil

Hall do bloco H

O Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra concluiu a instalação do piso tátil na unidade. A ação visa a uma adequação ao Decreto Nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

De acordo com a Norma ABNT NBR 9050, o piso tátil é caracterizado por textura e cor contrastantes em relação ao piso adjacente, destinado a constituir alerta ou linha-guia, servindo de orientação, principalmente, às pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

São dois tipos de pisos táteis:

• direcional: utilizado para indicar direção de um percurso ou a distribuição de elementos de um espaço e de uma edificação;
  • de alerta: utilizado para fazer com que os indivíduos possam evitar e se desviar de obstáculos.

Ao todo foram instalados mais de 400 metros de piso tátil, iniciando no calçamento da entrada do campus e percorrendo toda extensão até o bloco onde estão localizadas as salas de aula e laboratórios (bloco H), além de seus corredores internos e o percurso até a área de alimentação na parte externa do bloco.

O Diretor de Administração da unidade, Alex Sales, explicou que o piso vai facilitar o acesso às dependências do campus por pessoas que possuam deficiência visual ou baixa visão. "Este é um passo muito importante do Instituto em direção a uma escola mais acessível e acolhedora, promovendo a autonomia, segurança e integração social de nossa comunidade escolar", destacou Alex.