CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Carta de São João da Barra

Comunidade do IFF divulga "Carta de São João da Barra" após fórum ambiental

por Tomás Baggio publicado 22/11/2021 17h42, última modificação 22/11/2021 17h51
Documento foi escrito pelos participantes do Seminiário sobre Recursos Hídricos e do Seminário sobre Ecotoxicologia

Foi divulgada nesta segunda-feira (22), pela comunidade acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF), a Carta de São João da Barra. O documento foi formulado pelos participantes do Seminário sobre Recursos Hídricos (SR Hidro), e do Seminário sobre Ecotoxicologia (Secotox), no âmbito do Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, realizado entre os dias 9 e 12 de novembro.

"A carta traz diretrizes e reflexões acerca das questões abordadas nas mesas redondas, palestras e rodas de conversa realizadas no evento, de forma a propor ações a serem desenvolvidas. Neste ano, a temática da segurança hídrica teve grande destaque, com ênfase nos desafios para garantir a recuperação dos mananciais, priorizando o emprego de soluções baseadas na natureza, o reuso da água e as inovações tecnológicas", explica a professora Maria Inês Paes Ferreira.

Ela destaca que a pauta da segurança hídrica necessita de um olhar direcionado para as populações mais vulneráveis. "As populações vulneráveis são as que mais estão sujeitas à insegurança hídrica. É preciso fortalecer as parcerias, considerar as instituições de ensino, os comitês de bacia hidrográfica e os órgãos governamentais na resolução desses problemas. Nosso grande desafio atual é a universalização do saneamento, principalmente neste momento em que temos um novo marco regulatório do setor, com as novas concessões privadas para a realização deste serviço. Além disso, também precisamos abordar o monitoramento dos corpos hídricos, incorporando as questões da ecotoxicologia nessas análises", completa a professora.

Ao todo, os seminários realizados pelo IFF receberam 288 inscrições, número considerado positivo pelos organizadores. A programação incluiu palestras, debates e apresentação de trabalhos acadêmicos. Neste ano, as atividades foram inteiramente em plataforma online. A organização foi do Campus Avançado do IFF em São João da Barra. Os encontros virtuais foram transmitidos e estão registrados no canal oficial do IFF no YouTube: www.youtube/ifftubeoficial.

O Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos é um evento bienal, promovido desde 2007 pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA/IFF). O objetivo é colaborar na difusão de alternativas de gestão dos recursos hídricos.

Paralelamente foi realizado também o Seminário sobre Ecotoxicologia, com debates sobre os problemas atribuídos aos compostos tóxicos em meios aquáticos, terrestres e atmosféricos. As atividades tratam dos impactos do uso de substâncias químicas no ambiente, para os humanos e para os animais, como, por exemplo, a utilização de agrotóxicos na produção agrícola, a poluição por compostos de petróleo e metais pesados.

Os seminários contaram com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (Ecotox Brasil), do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras, do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Confira a carta na íntegra abaixo:

Carta de São João da Barra

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents