CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Geoprocessamento

Curso de Geoprocessamento e Produção de Mapas Digitais é concluído no Campus SJB

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 15/08/2022 08h38, última modificação 15/08/2022 08h38
O curso contou com a participação de 30 alunos, entre servidores municipais, alunos de mestrado e doutorado, consultores independentes e profissionais de empresas do Complexo Portuário do Açu.

Mapa de uso e cobertura da terra da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Cima foi produzia pelos alunos do curso

A segunda edição do Curso de Formação Continuada em “Introdução às técnicas de geoprocessamento e à produção de mapas digitais em software livre”, oferecido pelo Campus Avançado São João da Barra e ministrado pelo Prof. Dr. David de Andrade Costa, foi concluída com sucesso em 26 de julho de 2022.

O curso contou com a participação de 30 alunos, sendo 14 servidores municipais das prefeituras de São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e São Francisco do Itabapoana. Também participaram alunos de mestrado e doutorado, consultores independentes e profissionais de empresas do Complexo Portuário do Açu.

Após sua primeira edição, em 2019, oferecido de maneira presencial, o curso passou por uma completa adaptação e teve sua segunda edição, em 2022, oferecida de maneira totalmente remota. Com carga horária de 80 horas, o curso permitiu o entendimento de conceitos básicos de geoprocessamento e possibilitou a produção de diversos mapas digitais, permitindo aos cursistas a visualização de aplicações em projetos, como o mapa de uso e cobertura da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Cima, que foi produzido pelos estudantes na última aula do curso.