CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Campus Avançado São João da Barra

Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo terá início nesta quarta

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/08/2019 11h00, última modificação 13/08/2019 12h02
O itinerário formativo possibilita a qualificação continuada de trabalhadores, de modo a conciliar estudo e trabalho.
Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo terá início nesta quarta

Campus Avançado São João da Barra oferta aulas do projeto piloto do IFF.

 O Campus Avançado São João da Barra do Instituto Federal Fluminense (IFF) dará início nesta semana ao Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo. A aula inaugural, ministrada pelo Pró-Reitor de Ensino Carlos Artur de Carvalho Areas, será nesta quarta-feira, 14 de agosto de 2019, às 18h. Para os docentes, será na sala dos professores. E para os alunos a aula inicial está agendada para a sala 16.

 “A necessidade de criar alternativas de formação para trabalhadores foi um dos desafios e das motivações para a elaboração do curso, que vem sendo pensado há dois anos. Com esse foco, a equipe da Pró-Reitoria de Ensino trabalha empenhada para construir uma política institucional que priorize a inclusão e a flexibilização curricular no atendimento à diversidade de públicos-alvo da Educação Profissional. E um dos resultados dessa constante inquietação na busca por inclusão é esse projeto piloto do Instituto Federal Fluminense”, destaca a Direitora de Ensino do Campus Avançado São João da Barra, Maria Lúcia Ravela.

 Entenda como são os cursos por itinerário formativo

 Trata-se de uma modalidade de formação que busca conciliar estudo e trabalho, de modo a tornar a escola um ambiente preparado e adequado a diferentes realidades, inclusive a de trabalhadores, em atendimento ao preceito de que a educação é um direito universal.

 Por isso, há um esforço institucional para disponibilizar cursos compatíveis com a jornada de trabalhadores, cursos voltados para a inclusão e permanência escolar, com ensino flexibilizado e contextualizado e uma trajetória de formação que estimula a continuidade dos estudos e que prepara para uma atuação qualificada no mundo do trabalho, contribuindo para a elevação de sua escolaridade. A proposta é oportunizar meios de o trabalhador ter acesso à qualificação, mas também que ele tenha condições de continuidadade e de êxito no curso.

 É a chamada oferta de Cursos Técnicos por itinerários formativos que passa a fazer parte da grade do Instituto Federal Fluminense, a partir de 2019. O objetivo é ampliar as oportunidades de acesso, trazendo o trabalhador para dentro da instituição de forma que ele possa estudar, trabalhar e se qualificar ao mesmo tempo, de modo a aumentar as possibilidades educacionais desses jovens e trabalhadores que por diversas questões demandam cursos adaptados às suas necessidades e rotinas. A ideia é estimular e propiciar a formação técnica e a conclusão da educação básica para todos.

 Nos cursos técnicos organizados por itinerários formativos, os currículos permitem cargas horárias semanais e diárias menores, compatíveis com as jornadas dos trabalhadores, e o acesso ao primeiro curso pode ser feito por estudantes ou concluintes do Ensino Fundamental.

 O itinerário formativo é construído a partir de uma trajetória de cursos que possibilita organizar os estudos por etapas de formação, além de ter cargas horárias semanais específicas: o estudante ingressa por meio de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), cuja exigência é estar estudando ou ter concluído o Ensino Fundamental, podendo chegar à conclusão de um curso técnico em um processo de qualificação e requalificação com organização de tempo e espaço diferenciados, para aqueles que não podem estudar todos os dias.

 Na prática, o itinerário formativo pode ser entendido como um conjunto de cursos que se somam, ainda que sejam independentes. Ele é dividido em cursos de qualificação profissional, com certificação em cada um, e não há obrigatoriedade de serem cursados de forma contínua, podendo o estudante parar e retornar após um período, por exemplo, de acordo com sua necessidade e possibilidade, num caminho possível de ser adequado à rotina de um trabalhador. O último ingresso se dá na etapa do curso técnico, havendo o aproveitamento dos estudos anteriores, e com a certificação do técnico.

 Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo

 O primeiro curso técnico do IFF a ser ofertado desta forma, aprovado em fevereiro deste ano pelo Conselho Superior, órgão máximo do Instituto, será para a unidade de São João da Barra. Diversos outros campi do IFF já iniciaram ações para cursos que se articulam aos itinerários formativos propostos em diretriz, como é o caso de Campos Guarus, Cabo Frio, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e Quissamã.

 O Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo será da seguinte maneira: um módulo básico, que funciona como pré-requisito para os demais, que é o Curso de Formação Inicial de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; em seguida, os cursos de Formação Continuada de Eletricista Industrial e de Montador de Painéis Elétricos. A última etapa corresponde à qualificação técnica, em que o aluno, após ter concluído todos os Cursos de Formação Inicial e Continuada, estará apto a seguir para o Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica para concluir sua formação com o aproveitamento dos estudos anteriores. Cada etapa conta com 300h.

 Em São João da Barra, os cursos que compõem o itinerário formativo vêm sendo ofertados desde 2017 e, com a aprovação, a partir do segundo semestre de 2019, este ciclo será fechado com a oferta da última etapa, o Técnico em Eletrotécnica, com duração de seis meses. Foram ofertadas 30 vagas e as aulas ocorrerão três vezes na semana, no turno da noite. O público-alvo são alunos concluintes do Ensino Médio, maiores de 18 anos e que tenham concluído os FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Eletricista Industrial e Montador de Painéis Elétricos.

 Confira a programação da aula inaugural em São João da Barra

 Abertura: 14 de agosto de 2019, das 18h às 18h30

 Palestra: 18h30
 Pró-Reitor de Ensino Carlos Artur Areas

 Avaliação da trajetória do curso: 19h30
 Para docentes: sala dos professores
 Mediador: Carlos Artur Areas

 Para alunos: sala 16
 Mediadores: Alessandra da Rocha, Edson Ribeiro Ferreira e Paola Barros de Faria Fonseca

 Coffee Break: 20h30