CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

SRHidro e Secotox

IFF realiza seminários sobre Recursos Hídricos e Ecotoxicologia em edição especial online

por Tomás Baggio publicado 19/11/2021 16h17, última modificação 22/11/2021 08h03
Eventos foram realizados simultaneamente com um total de 288 inscritos para palestras, debates e apresentações acadêmicas

SRHidro e Secotox

Pesquisadores, professores e estudantes participaram, entre os dias 9 e 12 de novembro, do VII Seminário sobre Recursos Hídricos (SR Hidro) e do VI Seminário sobre Ecotoxicologia (Secotox), organizados pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Ao todo, os eventos receberam 288 inscrições, número considerado positivo pelos organizadores.

A programação incluiu palestras, debates e apresentação de trabalhos acadêmicos. Neste ano, as atividades foram inteiramente em plataforma online. A organização foi do Campus Avançado do IFF em São João da Barra. Os encontros virtuais foram transmitidos e estão gravados no canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube.

O Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos é um evento bienal, promovido desde 2007 pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA/IFF). O objetivo é colaborar na difusão de alternativas de gestão dos recursos hídricos, compatíveis com a sustentabilidade regional. O evento aborda os temas relacionados à disponibilidade e à qualidade da água para os diversos usos necessários, como o abastecimento para a população e a conservação do meio ambiente.

Paralelamente é realizado também o Seminário sobre Ecotoxicologia, com debates sobre os problemas atribuídos aos compostos tóxicos em meios aquáticos, terrestres e atmosféricos. As atividades tratam dos impactos do uso de substâncias químicas no ambiente, para os humanos e para os animais, como, por exemplo, a utilização de agrotóxicos na produção agrícola, a poluição por compostos de petróleo e metais pesados.

Os seminários contaram com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (Ecotox Brasil), do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras, do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.