CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Ciência

IFF São João da Barra promove III Semana Acadêmica e I Encontro de Pesquisa e Extensão

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 23/10/2018 17h41, última modificação 24/10/2018 11h56
Programação dos eventos foi aberta a estudantes, servidores e comunidade em geral.

O Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra promoveu o seu I Encontro de Pesquisa e Extensão e a III Semana Acadêmica, entre os dias 09 e 11 de outubro de 2018. O tema dos eventos foi “A Ciência para Redução das Desigualdades”, em conformidade com o da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo foi propiciar maior integração entre estudantes, servidores e a comunidade em geral.

A programação foi ampla. Contou com apresentações musicais de grupos dos campi São João da Barra, Campos Centro e Campos Guarus, mesa redonda com alunos egressos do Campus Avançado São João da Barra, 12 salas temáticas, sete apresentações de trabalhos e três palestras, entre elas a proferida pela gerente de Sustentabilidade do Porto do Açu, Izabel Cristina Costa de Sousa, intitulada “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”.

Foram ministrados também 17 minicursos, entre eles “Crie um jogo em 3 horas”, com o professor Luiz Cesar Faria. Ele explicou que o objetivo do curso é ensinar as pessoas um pouco sobre desenvolvimento de jogos: "A gente utiliza uma ferramenta desenvolvida pelo MIT que permite que os jogos e os seus códigos sejam compartilhados, então é muito interessante para o ambiente educacional, por ser uma tecnologia simples. Isso facilita que as pessoas aprendam a desenvolver jogos umas com as outras”.

Luiz Cesar apresentou, no minicurso, o jogo João Zumbi, produzido com base em dois projetos de extensão do Campus Quissamã. O jogo carrega características específicas da cidade, na qual é ambientado, o que, para ele, valoriza o patrimônio histórico, humano e os talentos locais.

“Eu acho que isso colabora para o desenvolvimento, porque são as pessoas daqui que terão a capacidade de olhar para a região. E, quando se capacitam, elas podem olhar para a região com mais projetos e pensando em trazer mais desenvolvimento pra cá”, acrescenta.

A III Semana Acadêmica e o I Encontro de Pesquisa e Extensão receberam 600 estudantes do campus e da rede municipal, além de servidores do Instituto e das áreas de linguagens, exatas e humanas de São João da Barra.