CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Nova oferta de curso técnico em SJB

IFF SJB aprova Projeto Pedagógico e Estudo de Viabilidade do Curso Técnico em Transporte Aquaviário

por Campus Avançado São João da Barra com comunicação da Reitoria publicado 29/04/2022 09h15, última modificação 29/04/2022 09h15
Projeto do curso ainda passará por instâncias superiores, mas a previsão é que as vagas sejam ofertadas a partir do 1º semestre de 2023.

 O IFF São João da Barra, por meio do seu Conselho de Campus, aprovou nesta quinta-feira, dia 28 de abril, o Projeto Pedagógico e o Estudo de Viabilidade para Implantação do Curso Técnico em Transporte Aquaviário na forma integrada ao ensino médio. A proposta é que a oferta deste novo curso substitua a oferta de vagas para o Curso Técnico em Construção Naval a partir de 2023.

 Conforme projeto do curso, o técnico em transporte aquaviário formado pelo IFF estará habilitado para:

  • Operar, coordenar e fiscalizar o transporte aquaviário de pessoas e de cargas;
  • Operar movimentação em terminal, em logística e em navegação;
  • Coordenar e fiscalizar atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário.

 No estudo de viabilidade, elaborado pela comissão de elaboração do projeto do curso técnico em transporte aquaviário, foi identificada alta demanda dos arranjos produtivos locais pelo perfil profissional. Atualmente, o Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, abriga a maior base de apoio offshore do mundo, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas.

 O Estudo de Viabilidade aprovado pelo Conselho de Campus do IFF São João da Barra pode ser acessado AQUI.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents