CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Processo Seletivo

Processo Seletivo 2018: Conheça os cursos ofertados no Campus São João da Barra

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/10/2017 10h37, última modificação 02/10/2017 10h37
São 90 vagas distribuídas entre os cursos de Construção Naval, Petróleo e Gás e Eletromecânica.
Processo Seletivo 2018: Conheça os cursos ofertados no Campus São João da Barra

 O Campus Avançado São João da Barra oferta, no Processo Seletivo 2018, 90 vagas para os Cursos Técnicos de Nível Médio, sendo 30 para o Curso Técnico Integrado em Construção Naval, 30 para o integrado em Petróleo e Gás e 30 para o Curso Técnico Concomitante em Eletromecânica.

 O Curso Técnico em Construção Naval tem duração de três anos e é ofertado no turno diurno (manhã e tarde), integrado ao Ensino Médio. O objetivo do curso é capacitar o técnico para atuar em ações de produção, instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos contínuos e discretos, localizados, predominantemente, no segmento da indústria naval. A essas atividades se somam o segmento ambiental e de serviços, bem como participação no projeto, planejamento e supervisão de processos ligados a sua área e execução de operações de pesquisa, controle de qualidade e segurança operacional.

 O Curso Técnico em Petróleo e Gás, também com duração de três anos, é ofertado na modalidade integrado ao Ensino Médio, no turno diurno (manhã e tarde). O profissional da área  desenvolve atividades voltadas para exploração, perfuração e produção de petróleo e gás e derivados, atuando na programação, planejamento e execução da manutenção de máquinas e equipamentos, na produção de petróleo e gás natural. Determina propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fluidos e materiais para a indústria. Além disso, o técnico pode atuar na localização de reservas, em grande parte da cadeia produtiva do petróleo e gás, como plataformas de produção, refinarias, usinas de biocombustíveis e petroquímicas. Também atua na área de suporte das indústrias, contribuindo para o controle de qualidade de produtos e para o desenvolvimento da área de segurança, meio ambiente e saúde.

 O Curso Técnico Concomitante em Eletromecânica é ofertado no turno da tarde e possui duração de três anos. Os candidatos interessados deverão ter o Ensino Médio completo, ou, no momento da matrícula, estar cursando, no mínimo, o 2.º ano do Ensino Médio ou curso equivalente. O técnico desenvolve atividades em empresas que atuam no sistema elétrico de potência ou no setor industrial e comercial, além de poder ser um prestador de serviços técnicos como profissional autônomo. Realiza atividades de controle, acionamento e proteção em máquinas elétricas; aplica técnicas de medição, testes e ensaios mecânicos e elétricos; confecciona peças a partir de desenhos técnicos e conformação mecânica; executa operações de soldagem, serralheria e reparos de estruturas metálicas. Realiza trabalho em equipe, integrando conhecimentos de várias disciplinas, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área.

 Valdeir Júlio, diretor-geral do campus, ressalta que "a relação candidato/vaga para o processo seletivo do Campus Avançado São João da Barra vem crescendo conforme os anos. Isso demonstra que os cursos de Petróleo e Gás, Construção Naval e Eletromecânica estão sendo procurados pela comunidade sanjoanense", afirma.

 O diretor acrescenta que "o trabalho de divulgação já está ocorrendo e, com a semana acadêmica do campus, que acontecerá no período de 09 à 11 de outubro, pretendemos aumentar ainda mais o número de inscritos para o nosso processo seletivo".

 Os interessados devem fazer a inscrição no período de 12 de setembro a 16 de outubro de 2017, no endereço eletrônico www.selecoes.iff.edu.br, ou presencialmente no campus ofertante do curso pretendido. Para realizar a inscrição, o candidato deverá possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio; Documento Oficial de Identificação com foto, próprio; e Correio eletrônico (e-mail), não sendo possível realizar a inscrição utilizando o CPF e/ou outros documentos oficiais de identificação de terceiros.

 As inscrições para os Cursos Técnicos de Nível Médio podem ser feitas AQUI. O candidato que apresentar dúvidas relacionadas às inscrições poderá enviar e-mail para: atendimentoaocandidato@iff.edu.br.