Nova RDP

Câmara de Ensino discute reformulação da Regulamentação Didático-Pedagógica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/09/2016 13h27, última modificação 28/09/2016 13h46
A minuta da nova Regulamentação Didático-Pedagógica (RDP) do IFFluminense, que está em fase de reformulação, deverá ser disponibilizada para consulta pública no mês de novembro.
Câmara de Ensino discute reformulação da RDP

Reformulação da RDP em discussão

Em reunião da Câmara de Ensino, realizada nesta terça-feira, dia 27 de setembro, no Centro de Referência, gestores da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem e diretores de Ensino dos campi do IFFluminense discutiram a reformulação da Regulamentação Didático-Pedagógica do Instituto.

A RDP é um documento que visa definir princípios e diretrizes que regem a organização didático-pedagógica dos cursos de Educação Básica e de Graduação do IFFluminense, de acordo com a concepção e diretrizes dos Institutos Federais.

De acordo com a diretora de Políticas da Educação Básica Profissional da pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem, Cátia Viana, a RDP que está em vigor é de 2011. “O documento passou por uma revisão na gestão anterior e foi colocado para consulta pública no final de 2014 e início de 2015, mas entendemos que alguns conceitos ainda estavam em aberto e precisavam ser revistos”, explica Cátia.

As discussões para reformulação da RDP foram retomadas pela Câmara de Ensino em agosto deste ano. “Foram criados quatro Grupos de Trabalho (GTs) para a discussão dos seguintes temas: Seminário de Formação Profissional; Matrícula por componente curricular; Sistemas de Avaliação/Dependência e Renovação de matrícula; e conceito de evasão e de cancelamento de matrícula”, destaca a diretora de Políticas da Educação Superior do IFFluminense, Ana Mary Fonseca, acrescentando que a minuta do documento será disponibilizada para nova consulta pública em novembro de 2016.

Durante a reunião da Câmara de Ensino, os gestores também discutiram a MP 746, que reformula o Ensino Médio brasileiro, e fizeram a leitura da Carta de Vitória – em defesa da Educação Pública e dos Institutos Federais, elaborada por reitores, pró-reitores e diretores-gerais, durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Vitória-ES, no período de 23 a 27 de setembro de 2016.

Comunicação Social da Reitoria