Congresso

Conferência marca abertura do VIII Confict

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/07/2016 17h20, última modificação 06/07/2016 15h40
A solenidade de abertura do VIII Confict ocorreu na tarde desta terça-feira, 05 de julho de 2016, e contou com conferência realizada por assessor da Faperj.
1

O VIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) teve suas atividades iniciadas na tarde desta terça-feira, 05 de junho de 2016, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

Compondo a mesa de abertura, estiveram presentes representantes das três universidades envolvidas: o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Oliveira, e o coordenador Pedro Castelo Branco, representando o IFFluminense; o reitor Luís César Passoni e a coordenadora Maria Cristina Gaglianone, reprsentando a Uenf; e o vice-diretor Cláudio Henrique Reis e a coordenadora Vanuza da Silva Pereira Ney, representando a Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos dos Goytacazes.

Em seu pronunciamento, o professor Vicente, que estava representando o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou que é muito importante para o Instituto participar de um evento cujo perfil é de diálogo entre instituições de pesquisa. Além disso, ele afirmou que "essa participação não é fundamental apenas para a pesquisa, mas também para a extensão e a pós-graduação".

A programação teve continuidade com um pronunciamento do Comando de Greve da Uenf e da exibição de vídeos produzidos por estudantes sobre a experiência de ser um bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Por fim, a conferência realizada por Paulo Buarque Guimarães, assessor da Diretoria de Tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), ministrou a conferência de abertura dissertando sobre o tema Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Focalizando a participação do Estado nessa tríade, o pesquisador Paulo ressaltou que "o investimento em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) é necessário para o desenvolvimento social de um país. Além disso, Ciência e Sociedade se estimulam mutuamente, fomentando, cada vez mais, a produção de conhecimento".

A atividades do evento, que duram até a quinta-feira, 07 de junho, seguem com apresentação oral de trabalhos.  Veja a programação completa no site do VIII Confict.

Comunicação Social da Reitoria

registrado em: ,