Notícias

Cultura e Diversidade

Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade realiza visita aos campi

por Dayanne Vieira Maia publicado 06/06/2016 14h21, última modificação 06/06/2016 17h52
O objetivo das reuniões é levantar as particularidades, potencialidades e necessidades de cada campus do IFFluminense, no campo da cultura.
Kátia Macabu durante reunião com representantes do campus Cabo Frio.jpg

Kátia Macabu durante reunião com servidores do campus Cabo Frio

 A coordenação, que faz parte da Diretoria de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do IFFluminense, já se reuniu com diretores e servidores nos campi Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, São João da Barra, Maricá, Cabo Frio, Campos Guarus e no Polo de Inovação Campos dos Goytacazes.

 A agenda de visitas prossegue, nesta semana, nos campi Quissamã, Macaé e Campos Centro, no dia 07 de junho; Bom Jesus do Itabapoana, no dia 08 de junho.

 “Nestes encontros, nós estamos estreitando o diálogo entre a Reitoria e os campi, como forma de dar consistência às ações e políticas a serem desenvolvidas em conjunto com a Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade. Também estamos apresentando os objetivos e metodologia do IV FESQUIFF que, este ano, será realizado em cada campus com o apoio da coordenação e do Grupo Nós do Teatro, promotor do evento há oito anos”, destaca a coordenadora Kátia Macabu.

 De acordo com Kátia, a implantação efetiva da coordenação de Políticas Culturais e Diversidade ocorreu no dia 24 de maio, com a realização da primeira reunião da Câmara de Arte e Cultura, que contou com a participação de representantes dos Centros de Memória, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs), dos Núcleos de Gênero e de representantes da Arte e Cultura do IFFluminense. A próxima reunião da Câmara está agendada para o dia 21 de junho, às 10h, no Centro de Referência.

 O IFFluminense conta, atualmente, com 12 NEABIs, sete Núcleos de Gênero e nove Centros de Memória. Kátia Macabu destaca que, além destes programas, dois grupos de trabalho estão em fase de implantação: “O de Artes, que tem o objetivo de diagnosticar quantos professores estão atuando nos campi e as práticas artísticas desenvolvidas, visando maior integração entre os docentes; e o GT de Políticas Culturais, que realizará um movimento de construção coletiva, democrática e participativa da política de cultura institucional, além do texto a respeito deste campo para o novo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFluminense”, finaliza a coordenadora.

 

Comunicação Social da Reitoria