Estudos Permanentes

Escola de Formação organiza grupo de estudos sobre Trabalho e Educação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/04/2016 18h17, última modificação 13/04/2016 17h21
Servidores do IFFluminense podem participar do grupo permanente de estudos, que iniciará suas discussões na próxima segunda-feira, dia 11 de abril.

Organizado pela Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação do IFFluminense, o grupo de estudos Trabalho & Educação, buscará abarcar um amplo leque de fundamentos teórico-metodológicos, que permeiam as discussões em torno do tema proposto, como dimensões ontológicas e históricas na formação do Ser Humano.

Os estudos e discussões na plataforma da Escola de Formação serão iniciados no dia 11 de abril.  A conclusão dos estudos está prevista para o dia 13 de dezembro de 2016.

Os servidores interessados em participar do grupo poderão realizar sua inscrição por meio do endereço eletrônico cref.inscricoes.iff.edu.br. As inscrições estarão abertas permanentemente e o servidor poderá participar das discussões, de acordo com os temas de seu interesse.

Dentre as reflexões que serão desenvolvidas pelo grupo estão: o ensino integrado; a relação entre escola e comunidade; a inter e multidisciplinaridade; história da Educação Profissional e Tecnológica, importância dos Institutos na relação que envolve as escalas global, nacional, regional e local; identidade institucional, entre outros. As problematizações serão abordadas dentro de um ambiente crítico e propositivo, tendo como norteamento a produção de documentos que irão subsidiar as práticas cotidianas.

As atividades do grupo contemplarão os seguintes temas:

I – Educação Integradora;

II – História da Educação Profissional;

III – Os Institutos Federais e o Projeto Nacional de Desenvolvimento;

IV – Ensino Integrado e os IFs;

V – A identidade institucional;

VI – Clima e Cultura organizacional e o IFF;

VII – Educação Técnica e Profissional na perspectiva da Politecnia;

VIII – Pedagogia da Alternância;

IX – Projeto Integrador como Instrumento de Ensino;

X – Metodologias Educacionais;

XI – A pesquisa como princípio educativo;

XII – A Satisfação e o bem estar dos alunos nas relações interpessoais: Contribuição da Psicologia Positiva;

XIII – Evasão e Fracasso Escolar.

O grupo de estudos Trabalho & Educação é resultado de discussões e reuniões internas realizadas durante o ano de 2015, no âmbito do Instituto Federal Fluminense – campus  Bom Jesus do Itabapoana.

Comunicação Social da Reitoria