Essentia Editora do IFFluminense lança livros

por Ascom Reitoria publicado 17/12/2015 15h52, última modificação 17/12/2015 15h59
Serão lançados cinco livros, sendo quatro em versão impressa e um em versão digital. As obras abordam temáticas regionais, poemas, tecnologia e educação.
Essentia lança livros

A cerimônia de lançamento será realizada no dia 22 de dezembro, às 17h, no auditório Reginaldo Rangel do campus Campos Centro. Todos os livros são publicações da Essentia, editora do Instituto Federal Fluminense, em atuação desde 2006.

Dentre as obras, o historiador Arthur Soffiati assina dois livros distintos: “Todavia”, de poemas; e “Os manguezais do sul do Espírito Santo e do norte do Rio de Janeiro com alguns apontamentos sobre o norte do sul e o sul do norte” que aborda a realidade dos manguezais, em fotografias, pesquisas e informações trazidas pelo autor em uma 2ª edição revista, ampliada e atualizada.

Os livros “Famílias em território vulnerável: um estudo sobre proteção social em grupos populares” e “Programa Tecnologia, Comunicação, Educação: congregando ações e saberes” foram contemplados em edital de publicação de livros da própria Essentia Editora.

O primeiro, assinado por Verônica Gonçalves Azeredo, é fruto de sua tese de Doutorado no Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense e traz um estudo sobre proteção social de famílias em bairro segregado, problematizando a relação entre território e vulnerabilidade. A análise foi feita em Custodópolis, em Campos dos Goytacazes/RJ. O segundo tem organização de professores do IFFluminense e reúne relatos de experiências a partir do uso pedagógico de tecnologias digitais, promovidas em salas de aula do Instituto.

A obra “Tecnologias Digitais na Educação: pesquisas e práticas pedagógicas” também é uma organização de professores do IFFluminense e será lançada em formato digital ficando disponível no site da Essentia.

Para fevereiro do ano que vem, a Editora planeja o lançamento de mais dois livros contemplados em edital: “Abolicionismo em ação: o jornal Vinte e Cinco de Março em Campos dos Goytacazes (1884-1888)” de Tanize Costa; e “A precarização do meio ambiente do trabalho e a consequência do locus urbano” de Augusto Eduardo Miranda Pinto.

“A Essentia Editora tem um papel fundamental no incentivo à produção de livros e os editais proporcionam apoio à publicação impressa, estimulando a criação intelectual dos autores”, destaca a editora-chefe da Essentia, Kíssila da Conceição Ribeiro. “Entendemos que o livro torna possível socializar a produção e difundir o conhecimento. Por isso, publicamos obras de grande relevância em várias áreas do conhecimento, obras que geram um impacto científico e educacional significativo”, complementa.