Notícias

Publicação Científica

Essentia Editora promove lançamento de quatro livros

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/04/2017 17h52, última modificação 05/04/2017 18h49
A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira, dia 04 de abril, no Campus Campos Centro.
Essentia Editora promove lançamento de quatro livros

Após a cerimônia, os autores Ingrid, Luiz Cláudio e Dayane autografaram os livros

 O lançamento das quatro obras, selecionadas em editais interno e externo da Essentia Editora do IFFluminense, foi realizado no auditório Miguel Ramalho e contou com a participação de servidores, familiares e amigos dos autores. 

 Na abertura do evento, o Coordenador da Essentia, Adriano Moura, ressaltou a importância da editora. “Essa editora é a única ou uma das únicas da região que ainda trabalha com publicações científicas impressas. Acreditamos que o livro é uma plataforma que precisa estar presente em nossas vidas”, afirmou. 

 Representando o reitor do IFF, Jefferson Manhães, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação Vicente de Oliveira destacou o trabalho da coordenação e equipe da editora, por colocar as publicações em dia. “Temos hoje cinco programas de mestrado, acredito que publicaremos ainda mais livros nos próximos anos. O Instituto tem muito potencial e muito a crescer, e a editora exerce um papel importante nesse crescimento institucional”, declarou Vicente. 

 Publicações o livro Escola de Aprendizes e Artífices de Campos – História de Imagens, do professor do IFF Luiz Cláudio Gonçalves Gomes, resgata a origem e o cotidiano desta escola centenária, atual Instituto Federal Fluminense, por meio de fotografias, depoimentos de ex-alunos, da imprensa local e consulta a documentos e bibliografias. “Esta obra, fruto de um trabalho que se iniciou há 15 anos, busca manter e cultivar a nossa história, a memória afetiva de todos nós, alunos, servidores e pais”, destaca o autor. 

 A obra “Chapeuzinho Vermelho – de Perrault ao ciberespaço”, de Ingrid Rangel, professora do IFFluminense e doutoranda em Cognição e Linguagem pela Uenf e de Arlete Sendra, doutora em Letras, é um passeio pelos bosques penetrados pela Chapeuzinho Vermelho de Perrault, do século XVII, até os dias atuais. De acordo com Ingrid, o livro traz um estudo deste conto e de suas releituras, não só por meio da literatura, mas da música e das artes plásticas. “Pelo conto de fadas, a gente vê tentativas de tornar essa mulher (Chapeuzinho) submissa, mas a gente também vê essa mulher penetrando bosques, conquistando espaços”, disse a autora. 

 O livro Políticas para a Educação Profissional – a trajetória histórica da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo”, de Dayane Altoé, professora e doutoranda em Políticas Sociais pela Uenf, tem como objetivo central, segundo a autora, “entender as transformações políticas e econômicas que permearam a trajetória dessa instituição, que teve reconhecimento nacional. A obra é uma forma de homenagear e mostrar a resistência desta escola”, conta Dayane. 

 Também foi lançado o livro “Igreja e Pedofilia – uma crítica a partir dos mecanismos linguístico-avaliativos”, do mineiro Alex Luis dos Santos, doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em virtude de compromissos de trabalho, o autor não pode comparecer ao evento. 

 Todos os participantes receberam um exemplar de cada obra, que pode ser autografada pelos autores ao final da cerimônia.