Minuta

IFF promove lançamento da consulta pública do Plano de Cultura

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/04/2017 13h42, última modificação 12/04/2017 14h02
Evento acontece nesta quarta-feira, dia 12 de abril, às 13h, no Campus Santo Antônio de Pádua.
IFF promove lançamento da consulta pública do Plano de Cultura

A consulta pública do Plano de Cultura do Instituto Federal Fluminense será lançada no auditório Professor Vinícius Nascimento, às 13h, e contará com apresentações artísticas, mesas-redondas e apresentações culturais. O evento será aberto pelo Coro IFFluminense, formado por estudantes e servidores dos campi e coordenado pelo professor Saulo Nascimento.

A mesa de abertura será composta pelo reitor do IFF, Jefferson de Azevedo, pelo diretor de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do Instituto, Gustavo Lopes, pelo diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, e pela diretora de Pesquisa, Extensão e Cultura do campus, Lívia Brasil.

A programação contará, ainda, com apresentação das partituras corporais, por estudantes do 1.º período da Licenciatura em Teatro do Campus Campos Centro, Manifestação Cultural Local “Caxambu”, coordenada pelo mestre Nico Thomas, e mesa técnica formada pela mestre em Políticas Sociais (Uenf), Clarissa Semensato, pela coordenadora de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, Kátia Macabu, e pelo servidor da coordenação, Jonas Defante.

A proposta do Plano de Cultura do IFFluminense foi construída pelo Grupo de Trabalho (GT) de Política Cultural, com o apoio do GT de Arte e Educação, ambos constituídos por representantes dos campi do Instituto. A minuta passou por avaliação da Câmara de Arte, Cultura e Diversidade do IFF, durante reuniões realizadas nos dias 30 de março e 10 de abril, na Reitoria.

De acordo com a coordenadora de Políticas Culturais e Diversidade, Kátia Macabu, a segunda instância de aprovação do Plano de Cultura será o lançamento da minuta para consulta pública de toda a comunidade interna e externa do IFF, durante três meses, a partir desta quarta-feira, dia 12 de abril. “A comunidade poderá contribuir com o plano, por meio do endereço eletrônico http://participa.br”.

Kátia ressalta que a elaboração do Plano de Cultura não é comum nas instituições e que ele encaminha para a política. “Quando temos um planejamento, todas as políticas que vierem a ser discutidas em relação à cultura, terão no plano um documento de apoio. O que pretendemos é que o IFF tenha o seu traçado definido em relação às políticas culturais”, afirma Kátia, destacando que a minuta do Plano de Cultura é fruto de uma construção dialógica, participativa e colaborativa.

Acesse AQUI a programação completa do evento.