Notícias

Empreendedorismo Criativo

IFFluminense recebe caravana Rio Criativo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/09/2016 16h53, última modificação 22/09/2016 17h52
Serão oferecidas oficinas e consultorias gratuitas a empreendedores criativos de Campos dos Goytacazes e região. Inscrições poderão ser realizadas no dia do evento.
IFFluminense recebe caravana Rio Criativo

 O IFFluminense Campus Campos Centro recebe a Caravana da Incubadora Rio Criativo nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2016, das 09h às 13h e das 14h às 18h. Serão ministradas oficinas e consultorias gratuitas sobre Captação de recursos, Economia criativa, Dinamização e incentivo a espaços de leitura, Financiamento coletivo, Gestão de projetos, Mídias sociais e portfólio e Planejamento estratégico. Além de Campos dos Goytacazes, são foco do evento os municípios de Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

 As atividades serão realizadas no Auditório Reginaldo Rangel e não há necessidade de inscrição prévia. Se o empreendedor quiser receber uma consultoria individual e gratuita, precisa mandar um email para: caravanas@riocriativo.com e aguardar a confirmação.

 “A proposta é orientar e incentivar o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, disponibilizando para os municípios do interior do estado essas tecnologias importantes para a sustentabilidade dos seus empreendimentos. Cerca de 120 empreendedores criativos participam de cada Caravana e as atividades são elaboradas a partir das vocações locais, fortalecendo os negócios da região”, explica Marcos André Carvalho, diretor da Incubadora Rio Criativo.

 Durante a programação, a Coordenadoria de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura e os conselheiros de cultura vão falar sobre o Fórum Regional Cultura e a participação do Norte Fluminense no Sistema Estadual de Cultura.

 O IFFluminense abriu suas portas para receber o evento após contato da organização. “Nós procuramos o Instituto por acreditar que somaria ao projeto no sentido de engajamento e mobilização do público para melhor aproveitamento das atividades”, ressalta Danillo Padua, da Incubadora de Agentes Rio Criativo.

 Para Katia Macabu, coordenadora de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, “a missão institucional de abrigar ações formativas em todas as vertentes do conhecimento e que tenham vínculo com o arranjo produtivo da região nos impulsiona a abrir espaços para as parcerias também na área cultural e criativa, especialmente neste momento em que é preciso que se busquem alternativas para ampliar as oportunidades de emprego para os jovens empreendedores de nossa sociedade”, declara. 

 Confira abaixo a programação completa: 

Dia 28 de setembro
Oficinas
09h às 13h - Captação de Recursos com Rafael Vieira
13h às 14h - Almoço
14h às 15h - Palestra: Economia Criativa com Marcos André Carvalho
15h às 18h - Dinamização e Incentivo dos Espaços de Leitura - Michele Silva e Hanna Glédyz

Consultoria
14h às 17h - Captação de Recursos com Rafael Vieira
 

Dia 29 de setembro
Oficinas
09h às 13h -Financiamento Coletivo com Téo Benjamin
13h às 14h - Almoço
14h às 15h - Fórum Regional Cultura e a participação do Norte Fluminense no Sistema Estadual de Cultura com Componentes da mesa: Cleise Campos (coordenadora de Políticas Culturais/ SEC), Bruno Costa (Conselheiro Estadual de Política Cultural), Dilma Negreiros (Conselheira Estadual de Política Cultural - suplente), Wellington Cordeiro (Conselheiro Estadual de Política Cultural - suplente)
15h às 18h - Captação de Recursos com Rafael Vieira
 

Consultoria
09h às 12h - Captação de Recursos com Rafael Vieira
14h às 17h - Financiamento Coletivo com Téo Benjamin
 

Dia 30 de setembro
Oficinas
09h às 13h - Mídias Sociais e Portfólio com Julio Trindade
13h às 14h - Almoço
14h às 18h - Planejamento Estratégico com Alessandro Valério
 

Consultoria
09h às 12h - Planejamento Estratégico com Alessandro Valério
14h às 17h - Mídias Sociais e Portfólio com Julio Trindade
 

 Saiba Mais: A Incubadora Rio Criativo é a principal plataforma da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Incubando empresas e agentes, ela se coloca como um centro de inovação cuja principal meta é incentivar o empreendedorismo criativo e independente. Com ações que estimulam o fortalecimento e a sustentabilidade de empreendimentos culturais, a Incubadora oferece atividades de formação e geração de negócios e dá todo o suporte necessário para seus incubados desenvolverem plenamente seu potencial, posicionando a cultura como vetor de desenvolvimento do estado.

 Uma vez a cada mês, a Incubadora viaja para um dos 92 municípios do interior do levando sua Caravana. Através de oficinas e consultorias gratuitas facilitadas por profissionais renomados, atende às demandas locais de empreendedores, fazedores de cultura e artistas.

 

Serviço:
Local: Auditório Reginaldo Rangel - Instituto Federal Fluminense
Campus Campos Centro
Endereço: Rua Dr. Siqueira, 273 - Parque Dom Bosco - Bloco A
Data: 28, 29 e 30 de setembro
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h
Outras informações: (21) 2333 4188 / (21) 2216 8500 Ramal 239

https://www.facebook.com/events/155415884909733/


Comunicação Social da Reitoria