Ensino da Matemática

IFFluminense realiza o I Encontro Estadual PIC-Obmep

por ferdinanda fernandes maia publicado 17/11/2016 16h44, última modificação 18/11/2016 16h07
Evento, cujo tema central é a Matemática, reúne palestra e minicursos voltados a professores, estudantes de ensino médio e licenciandos e será realizado no Campus Santo Antônio de Pádua. Inscrições Abertas!
I Encontro Estadual PIC-Obmep

O Instituto Federal Fluminense realiza o I Encontro Estadual PIC-Obmep, no dia 23 de novembro de 2016, no Campus Santo Antônio de Pádua. A programação inicia-se às 09h com a palestra intitulada “A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) mostrada pelas trajetórias de alunos”, a ser ministrada pelo professor Marcelo da Silva Corrêa, e segue durante todo o dia com minicursos que irão abordar temáticas variadas.

O evento, com entrada franca, é voltado a estudantes do ensino regular e de licenciaturas, docentes e acadêmicos. Veja a programação completa AQUI. Para participar de um dos minicursos, com vagas limitadas, é necessário fazer inscrição AQUI.

De acordo com o coordenador do Norte/Noroeste Fluminense do PIC-Obmep e professor do IFFluminense, Alex Cabral Barbosa, o objetivo do Encontro é fomentar e divulgar a matemática. “E também divulgar a Olimpíada para termos mais adesão. Nossa luta é conseguir colocá-la como integrante do calendário letivo”, ressalta. O professor ainda destaca que a escolha pelo local do evento se deve ao fato de que o município de Santo Antônio de Pádua conta com 11 medalhistas da Obmep, sendo dois do IFFluminense.

“Com o evento, buscamos também divulgar o programa PIC-Obmep e discutir a importância do ensino da matemática. Os minicursos abordam a interseção da matemática com o ensino técnico, suas metodologias e aplicabilidade”, destaca a diretora de Políticas da Educação Básica Profissional do IFFluminense, Cátia Cristina Brito Viana. “Teremos também um minicurso de Introdução a Libras, que busca incentivar a inclusão”, complementa Alex, acrescentando que a expectativa é de receber 200 participantes. “A gente espera, com o evento, transmitir a importância da matemática e suas aplicações”.

O Encontro vai reunir, ainda, estudantes de diversos municípios, atendidos pelo Programa, tais como Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Quissamã, Itaperuna, Campos dos Goytacazes e Santo Antônio de Pádua, tanto do IFFluminense quanto das redes municipal e estadual. Segundo Alex, atualmente, o PIC-Obmep no Norte/Noroeste Fluminense atende a 350 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio dos campi Campos Centro e Pádua e de 10 escolas municipais/estaduais; além de seis alunos de Licenciatura em Matemática, que atuam como professores virtuais.

Saiba Mais: o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é desenvolvido para atender aos alunos medalhistas da Obmep que têm encontros presenciais semanais com professores orientadores e também têm acesso a um fórum virtual no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas presenciais. Com isso, pretende-se despertar sua vocação científica, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática. O Programa é realizado por meio de uma rede nacional de professores orientadores e coordenadores distribuídos por todo o país, em escolas e universidades. Os professores orientadores pertencem a escolas públicas de educação básica, ou são alunos de cursos de licenciatura em Matemática.

Comunicação Social da Reitoria