Ensino de Física

Mestrado realiza aula magna

por Ascom IFF publicado 26/02/2016 17h06, última modificação 26/02/2016 17h33
Aula Magna “A Física Contemporânea e os seus Desafios para a Epistemologia” foi realizada na quinta-feira, 25 de fevereiro, no campus Campos Centro do IFFluminense.
Público presente

A aula foi ministrada pelo professor José Abdala Helayel, que faz parte do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e é pesquisador atuante da área de educação. O evento marcou o reinício das atividades do mestrado, bem como a entrada de novos estudantes no programa.

Foram tratados diversos temas relacionados ao ensino de física, tais como o papel do professor dessa área, o uso da física como ferramenta de inclusão social, como a disciplina tem sido trabalhada no ensino médio, entre outros.

Durante o evento, José Abdala ressaltou a importância de repensar o Ensino de Física, que, segundo ele, tem sido desmotivador para os estudantes do Ensino Médio, da rede pública. “Ousemos enfrentar o desafio da física , para mostrar que ela pode propiciar um ensino de inclusão: transformar a disciplina que o Ensino Médio Público maltrata em motivadora, que leve as pessoas a aprenderem a história, a língua, a geografia, e as demais”.

Abdala destacou ainda o quão importante é para o docente perceber-se fundamental na vida de seus alunos. “O professor de Física pode ser decisivo para inclusão ou exclusão de seus estudantes”, afirmou.

Compareceram ao evento o diretor do campus Centro, Jefferson Manhães; o pró-reitor de pesquisa e inovação, José Augusto Ferreira; e a coordenadora do mestrado de Ensino em Física, Renata Caldas, além de estudantes e professores.