Política e Gestão

Seminário de Educação atinge grande número de inscritos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/06/2016 16h23, última modificação 02/06/2016 19h05
O Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação encerrou as inscrições no dia 31 de maio atingindo a marca de cerca de 1000 inscritos. O evento é fruto da parceria com diversas instituições de educação de Campos dos Goytacazes-RJ.
Uma das reuniões dos organizadores do evento

De acordo com Ana Mary Fonseca, diretora de Políticas da Educação Superior do IFFluminense, o perfil dos inscritos é diversificado. Envolve, mais expressivamente, professores e alunos licenciandos da rede pública municipal, estadual e federal, mas também conta com o interesse da rede privada da cidade.

O Seminário tem como objetivo inserir os trabalhadores que fazem ou farão parte do dia-a-dia das escolas da região em discussões aprofundadas a respeito da formação de professores e sobre estratégia de gerenciamento. A ideia surgiu do grande desafio de manter a integração entre a Academia e a Educação Básica, prevista no Plano Nacional da Educação (PNE). “O resultado dos debates servirá de base para a instituição do Fórum Municipal de Educação, também previsto no PNE e no Plano Municipal”, afirma Tânia Alberto, subsecretária de Educação da Prefeitura de Campos.

Além do Fórum, será instituído um protocolo de intenções que auxilie as escolas municipais de Campos no cumprimento do Plano Municipal de Educação. “O protocolo deverá ser composto de ações que envolvam todas as instituições participantes do Seminário, e considerar problemas sérios como a distorção idade-série e as dificuldades de oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, explica Ana Mary.

O evento será realizado no campus Campos Centro do IFFluminense, nos dias 14, 15 e 16 de junho, tendo como tema “O Movimento da Educação Básica rumo às licenciaturas: um diálogo necessário com as instituições de Ensino Superior”.  Cristiane Rodrigues, pró-reitora de Ensino, prevê discussões bastante relevantes no evento. “O Seminário, em sua essência, já nasceu grandioso e promissor, uma vez que se propõe a constituir diálogos e relações entre sujeitos da educação, às vezes tão próximos, outras, tão distantes entre si. Os desafios são vários, mas há muito a se fazer pela educação em nossa região e em nosso país”, finaliza.

Comunicação Social da Reitoria com Ascom da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes