Educação em Foco

Seminário prossegue com vasta programação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/06/2016 15h40, última modificação 16/06/2016 15h52
O segundo dia do Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação segue com uma série de mesas temáticas no campus Campos Centro, nas quais assuntos ligados à formação inicial e continuada, à pesquisa e à tecnologia são discutidos.
Seminário prossegue com vasta programação

Mesa 4 abordou práticas pedagógicas inovadoras.

Dando continuidade à programação do evento nessa quarta-feira, 15 de junho, as atividades iniciaram-se pela manhã e foram finalizados à noite contando com a participação de professores, gestores e estudantes de licenciaturas de diversas instituições.

À tarde, das 14h às 17h, a mesa temática 4 reuniu grande público no auditório Cristina Bastos para discutir o tema “As tecnologias: práticas pedagógicas inovadoras para a melhoria da Educação Básica”. Para compor a mesa, foram convidadas professoras e pesquisadoras do IFFluminense, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e da Diretoria Regional do Estado do Rio de Janeiro.

Realizando a fala de abertura e retomando reflexões da palestra da noite anterior, realizada pelo professor Cipriano Luckesi, a professora Anna Karina Vieira relatou suas experiências como pedagoga do município de Campos dos Goytacazes e destacou a importância da concepção de educação adotada pelo gestor e os desdobramentos que essa escolha revela na inserção das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

“É importante que o gestor possua uma concepção de educação clara para que a visão sobre a realidade também seja clara e ativa para fazer mudanças. A partir dessa ação, os recursos da escola podem ser mobilizados para que se tenha uma aula diferente com recursos digitais”, afirma.

Em seguida, Bianka Pires André, professora da Uenf, inseriu no debate indagações sobre o modo como as tecnologias digitais são discutidas na formação de professores. A pesquisadora afirma que “é necessário repensar, entre outros aspectos, o currículo, a metodologia e o conflito existente entre as gerações de professores e alunado, inserindo, nessas reflexões, o uso crítico das tecnologias digitais”.

A programação segue nesta quinta-feira, 16. Confira AQUI.

Comunicação Social da Reitoria