Plataforma Moodle

Servidores participam de curso de atualização

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/10/2016 15h31, última modificação 10/10/2016 17h17
A atualização tem como foco a plataforma Moodle, utilizada pela Educação a Distância (EaD) e pela Escola de Formação para oferta de cursos.
Servidores participam de curso de atualização

Curso aconteceu no laboratório de informática.

Servidores da Coordenação de Educação a Distância, da Coordenação de Projetos de Design e Audiovisual em Educação e da Escola de Formação participaram do curso de atualização sobre a plataforma Moodle 3.1, ministrado pelo analista de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Gabriel dos Anjos, na quarta-feira, 05 de outubro de 2016, no Centro de Referência, em Campos-RJ.

O curso é uma iniciativa da diretoria geral do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação, a partir de demandas internas. “O objetivo é apresentar características avançadas de utilização da plataforma, tendo em vista o trabalho que já é realizado por estes setores para oferta de cursos a distância”, explica Breno Terra, diretor do Centro.

O Moodle é utilizado principalmente pela Educação a Distância (EaD) como plataforma do ambiente virtual de aprendizagem. É nela que todo o processo educativo acontece, com recursos e ferramentas para as configurações do curso oferecido, as atividades planejadas pelos tutores e a interação com os estudantes.

“É um curso de atualização que precisamos fazer com frequência para atender aos nossos cursos técnicos na modalidade EaD”, destaca Ana Christina Marchi da Silva Figueiredo, técnica em assuntos educacionais. “O moodle tem muitos recursos, e precisamos conhecê-los para aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem: os planos de ensino e planejamento de atividades por parte dos professores, os novos recursos e funcionalidades para os estudantes também”, relata.

De acordo com Gabriel, a capacitação apresentou as novidades da versão mais atual da plataforma, configurações e criações de recursos, tais como atividades, fóruns, tarefas e questionários, além de salas de aula virtuais. “É uma oportunidade de conhecer o que pode ser feito para melhorar a partir desta versão mais atual. Também vimos no curso a parte mais técnica da plataforma que envolve, por exemplo, configurações gerais e instalação de plug-in. As novidades não são só visuais, são também de funcionalidades que irão melhorar o processo educativo dos alunos”, explica.

Comunicação Social da Reitoria

registrado em: , , ,