Premiação

Vencedores de concurso em parceria com a CPLP receberão premiação na Reditec 2018

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/08/2018 14h01, última modificação 22/08/2018 14h01
O estudante Vitor Emanuel Gonçalves, do Campus Macaé, será um dos premiados.

Premiação será realizada na abertura da Reditec 2018, no dia 10 de setembro

Os quatro ganhadores do concurso “Educação Profissional e Tecnológica na Comunidade de Países de Língua Portuguesa” serão premiados durante a abertura oficial da 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018), em 10 de setembro, às 18h30, no auditório do Atlântico Búzios Convention & Resort, em Búzios (RJ). Além de receberem troféus e certificados, os vencedores também participarão de visitas técnicas a instituições da Rede Federal no Rio de Janeiro.

Nas categorias estudante e professor, serão premiados os brasileiros Vitor Emanuel Gonçalves, aluno do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), com o projeto “Protótipo para Monitoramento de Temperatura e Umidade em Atividades Agrícolas de Pequeno e Médio Porte”; e Neil Sérgio Queiroz dos Santos, da Escola Técnica da Marinha (ETAM), com o projeto “Do Ensino Básico à Educação Profissional: Tensões e Perspectivas”.

Os outros dois vencedores das categorias são Luquénio Morais João Pederneiro, do Instituto de Telecomunicações (ITEL) de Luanda, Angola, com o projeto “Ar-Condicionado de Baixo Custo”; e António Henrique Ramos Tavares Silva, da Escola Técnica da Praia – Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos de Achada de Santo António, de Cabo Verde, com o projeto “Análise do Ensino Técnico e Profissional na CPLP: Caso de Estudo Cabo Verde”.

Visitas técnicas – A programação nas unidades da Rede Federal contemplará todas as instituições sediadas no Rio de Janeiro, onde os vencedores apresentarão os trabalhos premiados. Estão no roteiro o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), no dia 11; o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), no dia 12; o Colégio Pedro II, no dia 13, e, no dia seguinte, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Concurso – O concurso, que nesta primeira edição traz o tema “Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho”, é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

CPLP – A Comunidade de Países de Língua Portuguesa foi criada em 1996, reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Anos mais tarde, Timor-Leste e Guiné Equatorial tornaram-se membros da Comunidade, um foro multilateral que privilegia o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os membros nas áreas: educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif