Notícias

Premiação

Vencedores de concurso em parceria com a CPLP receberão premiação na Reditec 2018

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/08/2018 14h01, última modificação 22/08/2018 14h01
O estudante Vitor Emanuel Gonçalves, do Campus Macaé, será um dos premiados.
Vencedores de concurso em parceria com a CPLP receberão premiação na Reditec 2018

Premiação será realizada na abertura da Reditec 2018, no dia 10 de setembro

 Os quatro ganhadores do concurso “Educação Profissional e Tecnológica na Comunidade de Países de Língua Portuguesa” serão premiados durante a abertura oficial da 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018), em 10 de setembro, às 18h30, no auditório do Atlântico Búzios Convention & Resort, em Búzios (RJ). Além de receberem troféus e certificados, os vencedores também participarão de visitas técnicas a instituições da Rede Federal no Rio de Janeiro.

 Nas categorias estudante e professor, serão premiados os brasileiros Vitor Emanuel Gonçalves, aluno do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), com o projeto “Protótipo para Monitoramento de Temperatura e Umidade em Atividades Agrícolas de Pequeno e Médio Porte”; e Neil Sérgio Queiroz dos Santos, da Escola Técnica da Marinha (ETAM), com o projeto “Do Ensino Básico à Educação Profissional: Tensões e Perspectivas”.

  Os outros dois vencedores das categorias são Luquénio Morais João Pederneiro, do Instituto de Telecomunicações (ITEL) de Luanda, Angola, com o projeto “Ar-Condicionado de Baixo Custo”; e António Henrique Ramos Tavares Silva, da Escola Técnica da Praia – Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos de Achada de Santo António, de Cabo Verde, com o projeto “Análise do Ensino Técnico e Profissional na CPLP: Caso de Estudo Cabo Verde”.

 Visitas técnicas – A programação nas unidades da Rede Federal contemplará todas as instituições sediadas no Rio de Janeiro, onde os vencedores apresentarão os trabalhos premiados. Estão no roteiro o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), no dia 11; o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), no dia 12; o Colégio Pedro II, no dia 13, e, no dia seguinte, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

 Concurso – O concurso, que nesta primeira edição traz o tema “Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho”, é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 CPLP – A Comunidade de Países de Língua Portuguesa foi criada em 1996, reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Anos mais tarde, Timor-Leste e Guiné Equatorial tornaram-se membros da Comunidade, um foro multilateral que privilegia o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os membros nas áreas: educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif