Nélia Paula Freesz

Nélia Paula tem orgulho da sua formação de bióloga na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense.

Nélia Paula Freesz atualmente é bióloga da Superintendência Regional Macaé e Ostras do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Foi aprovada para o Mestrado em Engenharia Ambiental em 2007.

“No final da minha graduação em Biologia na UENF, tive a oportunidade de estagiar na Petrobras no setor de SMS e descobri o quanto o mercado de trabalho me encantava, assim mudei minha concepção inicial de seguir o mestrado exclusivamente acadêmico. Além disso, na época da prova do mestrado já havia sido contratada como consultora de SMS e não queria deixar de trabalhar para fazer o mestrado. Então, o mestrado em Eng. Ambiental do IFF (naquele ano ainda CEFET) oferecia tudo que eu precisava naquele momento.Foi uma grata surpresa cursar o mestrado com professores tão qualificados e que possuem linhas de pesquisas atualizadas e aplicadas à realidade do nosso município e região”, conta ela.

Acrescenta ainda que realizou pesquisa dentro de sua área de atuação, e que isto contribuiu muito com o meu crescimento profissional no início da minha carreira dentro do Inea, onde atua desde 2009. “Meu trabalho foi intitulado "Avaliação das condições da disposição final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) do município de Macaé, estado do Rio de Janeiro", e quando finalizei a dissertação doei para a biblioteca da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé (Sema) uma versão. Em 2012 meu trabalho foi utilizado na elaboração no Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos de Macaé, embora sem citação na bibliografia. Além disso, tive a grata surpresa de saber que a Prof. Dra.Maria Inês, a quem muito admiro, utiliza meu trabalho em uma das disciplinas que ela ministra no mestrado. E, recentemente tivemos nossa estagiária e atual funcionária do Inea, Bárbara Barcelos, aprovada em 4º lugar no mestrado do IFF. Temos (eu e colegas do Inea Macaé - SUPMA) muito orgulho disso!”, disse Nélia.

Ainda cursando o mestrado, ela foi aprovada em primeiro lugar para Bióloga do Inea em Macaé. “As disciplinas que cursava no mestrado,  trabalhavam muito as leis ambientais, como a Política Nacional de Recursos Hídricos, por exemplo, que foi tema de uma das questões.”, explicou. Contou ainda que o conhecimento obtido no PPEA é utilizado em seu trabalho diário, visto que elabora relatórios de vistoria e pareceres técnicos para processos de licenciamento ambiental. Também participou do Comitê de Bacias da RH-VIII e da elaboração do  Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras como representante do Inea, que também conta com representação do IFF.

“O que mais eu admiro no Mestrado do IFF é o cunho prático e aplicado dos professores em suas disciplinas e linhas de pesquisa, e a acessibilidade que o Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego traz para estas publicações. Eu utilizo muitas das publicações no meu trabalho, seja para enriquecimento de conhecimento, seja para análise crítica das questões relacionadas aos problemas e conflitos ambientais abordados, seja para auxílio na tomada de decisão. Gostaria de registrar ainda minha admiração pelos professores do Mestrado em Eng. Ambiental do IFF que participam das discussões ambientais fora do IFF, como no CBH e conselhos de UCs, por exemplo. Estas experiências/vivências enriquecem os ensinamentos destes professores e faz com que este mestrado tenha uma característica única: conseguir potencializar a capacidade de cada aluno, respeitando suas diferenças e otimizando suas habilidades. Além disso, o fato de aceitar profissionais de diferentes formações (biólogos, advogados, tecnólogos, etc) enriquece nosso dia a dia na sala de aula e amplia nossa visão do verdadeiro "meio ambiente" e seus diversos atores. Sou muito grata ao IFF e a todos os professores e funcionários!”, finalizou Nélia.


Dissertação

Lattes


Depoimento coletado em agosto de 2017.