Thays Cury Martins de Oliveira

Formada em Hotelaria e Biologia, Thays hoje é professora do curso de Meio Ambiente do IFFluminense.

Thays Cury mudou-se do Rio de Janeiro para Macaé com a graduação em Hotelaria, procurando inserção no mercado de trabalho, cursou o Curso Técnico em Turismo do Instituto Federal Fluminense (na época, Cefet) para obter a carteirinha de guia turístico. Em seguida, cursou uma especialização em docência e passou a ministrar aulas em cursos de Turismo.

Em 2002, entrou para a graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e ao término da graduação, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA) do IFFluminense. O incentivo para ingressar no mestrado partiu de um colega de trabalho, que já havia sido aluno do PPEA.

Thays passou no concurso para docente do IFFluminense e passou a atuar no curso de Guia de Turismo no Campus Itaperuna. Após um período de licença, a professora foi convidada para atuar no curso Técnico em  Meio Ambiente do Campus Macaé. Ela conta que o mestrado a ajudou a mudar de área como docente, coisa que não seria possível apenas com a graduação.

Como ex-aluna e agora docente, Thays diz que sempre gostou da instituição. Recorda que em seu tempo de estudante o perfil do aluno era diferente do de hoje. “A escola está mais inclusiva, temos alunos mais carentes, que entram por meio de cotas”, disse.

Ela considera uma boa diversificação da instituição em criar o curso de Meio Ambiente. “Quem pensaria num curso desses em Macaé? Foi uma iniciativa excelente”, concluiu Thays.

Lattes

Depoimento coletado em outubro de 2017.