Linha de Pesquisa

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação

Com os projetos desenvolvidos nesta linha de pesquisa objetiva-se propor alternativas tecnológicas e soluções inovadoras focadas na otimização de projetos, bem como no desenvolvimento de processos e/ou de produtos comprometidos com a sustentabilidade regional, com a produção mais limpa, com a inclusão social e com a geração de trabalho e renda em condições de impacto ambiental mínimo. Nesta linha estão inseridas as seguintes áreas temáticas de atuação/interesse dos pesquisadores do PPEA:

 

  • Conservação de Energia e Energias Renováveis

Nesta área temática busca-se desenvolver técnicas de uso eficiente e de conservação de energia aplicáveis às diversas atividades econômicas regionais, as quais possam adicionalmente ser transferidas para outras localidades. Busca-se também estudar as possibilidades de uso de fontes renováveis de energia regionalmente adequados, enfocando o aproveitamento das energias eólica e solar, bem como dos resíduos rurais, urbanos e industriais, considerando ainda as vias de obtenção e as possibilidades do emprego de biocombustíveis e os eventuais impactos ligados à operação de empresas e unidades geradoras de energia instaladas na região.

 

  • Gestão Ambiental das Cidades, Gerenciamento de Resíduos e Efluentes

Objetiva-se nesta área temática realizar estudos e pesquisas que possam auxiliar o desenvolvimento de instrumentos de gestão ambiental para espaços urbanos e áreas onde a natureza foi transformada em uma nova natureza construída pelo homem. Destacam-se os trabalhos associados à proposição de sistemas para o gerenciamento integrado e destinação final de resíduos e efluentes urbanos e industriais e a proposição de estratégias locais para o desenvolvimento urbano na Região Norte Fluminense, com ênfase nas análises dos impactos socioeconômicos e ambientais das atividades da cadeia produtiva do petróleo e gás. Também está em pauta a mitigação dos impactos socioeconômicos e ambientais de outros grandes projetos indutores de urbanização acelerada instalados ou em licenciamento na região, com destaque para terminais portuários regionais e para o Complexo Logístico e Portuário do Açu.

 

  • Tecnologias Ambientais e Inovação Industrial

Uma das questões mais desafiadoras das presentes e futuras gerações é tentar reverter os quadros de degradação ambiental gerados pela utilização não sustentável dos recursos naturais. Nesta área temática, busca-se estudar alternativas para a mitigação das pressões e dos impactos ambientais relacionados aos produtos e serviços resultantes da ação antrópica no meio físico-natural, com ênfase no gerenciamento e no destino final de resíduos, e no desenvolvimento de materiais eco-eficientes, na agregação de valor a materiais subaproveitados pelas atividades industriais, bem como na otimização de processos industriais existentes por meio da introdução de práticas inovadoras.