Estudo do Potencial Energético dos Resíduos Depositados no Aterro Sanitário de Macaé Com o Uso da Tecnologia de Digestão Anaeróbica Acelerada

por Rosana Conceição da Silva publicado 02/09/2016 10h31, última modificação 06/03/2020 18h10

Orientador: Professor D. Sc. Paulo Rogério Nogueira de Souza
Co-Orientadora: Professora D. Sc Elza Maria Senra De Oliveira

Este trabalho destaca a relevância da instalação de um projeto de aproveitamento da energia dos resíduos devido aos sérios impactos causados pela atual disposição destes. Apresenta as principais fontes de energia e a importância de mudança na matriz energética brasileira para uso de fontes energéticas que, além de serem menos poluentes, possam reduzir significativamente a emissão de gases tóxicos, destacando os resíduos depositados em vazadouros a céu aberto. O presente trabalho busca expor a situação dos resíduos sólidos urbanos no Brasil e propõe uma alternativa para minimizar os impactos negativos causados por estes, ressaltando a situação de Macaé no ano de 2008, uma da cidade que, além de ser grande produtora de petróleo, atualmente não possui um destino de lixo adequado. Através de pesquisas das tecnologias disponíveis para a conversibilidade da energia a partir de resíduos, a tecnologia DRANCO foi escolhida para neste estudo para avaliação da viabilidade econômica, dos aspectos sociais e ambientais, no contexto de créditos de carbono e arrecadação dos royalties.

Palavras-chave: Lixo macaense; Impacto ambiental; Aproveitamento energético.

This dissertation emphasizes the relevance of the installation of a project that it use the energy of the wastes due the serious impacts caused by the current disposition of these. It presents the main energy’s sources and the important change in the brazilian energetics matrix for use sources’s energy that, besides they be less pollutant, they can reduce the emission of poisonous gases significantly, detaching the wastes deposited in landfill open sky. This study search to expose the situation of municipal solid waste in Brazil and it proposes an alternative to minimize the negative impacts caused by these, emphasizing the situation of Macae in the year of 2008, the city that besides being big producing of petroleum, but it doesn't have a appropriate destiny of waste. Through researches of the available technologies for the convertibility of the energy starting from wastes, the technology DRANCO was chosen in this study for evaluation of the economical viability, of the social and environmental aspects, in the context of credits of carbon and collection of the royalties.

Keywords: Macaense wastes; Environmental factors; Energy use.

PDF document Rosana Conceição da Silva.pdf — Documento PDF, 1.55 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.