Ecotoxicologia Como Ferramenta Para Análise da Qualidade Ambiental do Estuário do Rio Macaé (Macaé - RJ)

por Rafael Nogueira publicado 30/05/2016 07h11, última modificação 06/03/2020 17h17

Professora D.Sc. Maria Inês Paes Ferreira (Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros, IMA/Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Coorientador: Professor D.Sc. Maurício Mussi Molisani (Doutor em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense).

COSTA, R.N. Ecotoxicologia como ferramenta para análise da qualidade ambiental do estuário do rio Macaé  (Macaé-RJ). 2010. Xxxf. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Macaé, 2010.

Palavras-chave: Ecotoxicologia, Grandidierella bonnieroides, qualidade ambiental, estuário, rio Macaé, análises químicas.

Os impactos ambientais gerados pela exploração offshore de petróleo estão usualmente relacionados a derrames de óleo nos ambientes marinhos, embora outros impactos ambientais também possam ocorrer em ecossistemas distantes das áreas de exploração. O crescimento populacional e de atividades econômicas estimuladas pela atividade petrolífera na Bacia de Campos (RJ) vêm induzindo a uma série de pressões sobre os recursos naturais em cidades como Macaé, que a partir de 1978 passou a ser a base operacional das atividades de exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos. O estuário do rio Macaé é um exemplo de ecossistema onde o crescimento do município ao seu redor pode estar induzindo importantes modificações na sua estrutura física, química e biológica. Testes de toxicidade usando anfípodos como organismos-teste são empregados para avaliar a qualidade dos sedimentos marinhos e estuarinos, juntamente com análises químicas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade de sedimentos do estuário do rio Macaé (Macaé-Rio de Janeiro), usando testes de toxicidade aguda com anfípodos (Grandidierella bonnieroides ) e análises químicas de metais e HPAs. Outros parâmetros do sedimento como carbono orgânico, nitrogênio e granulometria foram analisados. Os testes de toxicidade mostraram resultados adversos significantivos para a maioria das amostras testadas, e os sedimentos da porção interna do estuário apresentaram toxicidade mais alta. Os resultados mostram que, em média, os organismos expostos aos sedimentos do estuário do rio Macaé apresentaram uma letalidade três vezes superior àquela observada quando os mesmos organismos foram expostos em sedimentos de uma área controle, considerada como não impactada. Esses resultados podem indicar uma redução na qualidade ambiental do ecossistema em questão. Apesar das diferenças de letalidade entre o estuário de Macaé e o controle, não foram observadas correlações diretas destes fatores nas amostras estudadas com as concentrações químicas de metais e HPAs.

The environmental damages caused by the offshore oil exploration are usually linked to oil leaks at the marine environments, whereas other types of impact on the environment may occur in ecosystems away from the exploration areas. Population growth and the economic activities, stimulated by the petroleum exploration in Campos Basin (Rio de Janeiro State – Brazil), have increased the pressures over the natural resources in towns such as Macaé, which since 1978 has been the operation al base for this activity. The Macaé River estuary is an example of ecosystem that may be suffering important modifications in its physical, chemical and biological structure, caused by the accelerated urban growth around it. Toxicity tests together with chemical analysis using amphipods as test-organisms are employed to evaluate marine and estuary sediments. The present work has as its objective evaluating the quality of the sediments from the Macaé river sediments (Macaé - Rio de Janeiro) with the aid of acute toxicity tests with amphipods (Grandidierella bonnieroides) and chemical analysis of metals and PAHs. Other sediment parameters have been analyzed, such as organic carbon, nitrogen and granulometry. Toxicity tests have shown significant adverse results to the majority of the tested samples; sediments from the inner part of the estuary have presented higher toxicity. In average the results have shown lethality three times higher among organisms exposed to Macaé river’s sediments three times higher when compared to those: which were exposed in sediments from the control area, which were considered as being non damaged. These results may indicate a decrease of the environment quality of the studied ecosystem. In despite of the differences in terms of lethality between Macaé River estuary and the control area, no positive correlations of these factors with chemical metal concentrations and PAHs have been observed in the samples studied.

PDF document Rafael Nogueira Costa.pdf — Documento PDF, 3.32 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.